Texto -A +A

O que é clima?

O que é Geografia?

O conceito de clima está diretamente associado à sua diferenciação prática em relação à noção de tempo atmosférico.
Publicidade

O clima é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local. Geralmente, o seu conceito aparece em oposição à ideia de “tempo”, que seria o estado momentâneo da atmosfera. Portanto, para se conhecer um clima de um dado lugar, é preciso vários anos de estudos e observações para, finalmente, estabelecer a conclusão sobre um determinado tipo climático.

Quando dizemos que está chovendo em Recife, estamos falando em tempo, pois é algo momentâneo, que acabará em breve. Isso não significa que o clima desse local será predominantemente chuvoso, o que só poderá ser concluído após o registro da sucessão habitual dos regimes de chuva e de estiagem da região em um período mínimo de trinta anos.

Como um elemento da atmosfera, o clima está em constante interação com os elementos e fenômenos da hidrosfera, da atmosfera e da biosfera, alterando e sendo alterado por esses diversos componentes.

Existem inúmeros fatores climáticos responsáveis pela forma dinâmica com que o clima se expressa. As inúmeras combinações dos fenômenos constituem a existência de uma ampla gama de conjuntos climáticos sobre a Terra, havendo regiões mais úmidas, porém quentes, e aquelas secas ou frias, além de muitas outras.

Dentre os mais importantes fatores climáticos, podemos citar as variações de latitude, a altitude, a continentalidade ou maritimidade, as massas de ar, os oceanos e muitos outros. Eles influenciam e são influenciados pelas condições de temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar e as precipitações.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Publicidade

Pleonasmos Viciosos

Redação

Enem

Dinossauros

Você Sabia?

Curiosidades