Texto -A +A

O que é anamorfose geográfica?

O que é Geografia?

O que é anamorfose geográfica? Trata-se uma maneira inusitada por meio da qual é possível ler e construir mapas.
Publicidade

Anamorfose geográfica ou cartográfica é uma forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que norteiam o mapa. A palavra anamorfose tem origem na junção de dois termos gregos (aná: "sobre" + morphê: "forma"), podendo ser entendida como “formado de novo”.

Os mapas anamórficos, como são conhecidas essas representações cartográficas, são elaborados a partir da análise de dados quantitativos referentes a uma determinada área.

Exemplo:

População Absoluta (2017)

China: 1.357.000.000 habitantes (área: 9.597.000 km²)

Austrália: 23.300.000 habitantes (área: 7.692.000 km²)

Se o tema escolhido para elaborar o mapa anamórfico for População Absoluta por País, teremos a China com suas dimensões extremamente “exageradas” em relação ao tamanho usualmente representado no planisfério, e a Austrália seria representada por um fino “risco” ao sul do globo.

Isso ocorre porque, embora as áreas dos dois países sejam semelhantes, a China tem aproximadamente 57 vezes a população da Austrália. Essa diferença entre os dados pode ser notada visualmente no mapa do tipo anamórfico, que nada mais é do que uma maneira direta de representar uma informação, além de possibilitar comparações.

Em geral, esse tipo de mapa é utilizado de forma didática para ilustrar informações quantitativas relacionadas com a população e com as relações de apropriação do espaço geográfico a nível mundial, como a população, o PIB, mortalidade infantil, exportações, emissões de gases poluentes, produção agrícola ou industrial, entre outras.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Publicidade

Curiosidades

Enem 2017

Enem

Atualidades

Índios do Brasil

Índios do Brasil

Baleia Azul

Baleia Azul