Texto -A +A

O que é vergência?

O que é Física?

O que é vergência? Trata-se da grandeza que determina a capacidade de uma lente em convergir ou divergir a luz e é definida como o inverso do foco da lente.
Publicidade

A palavra vergência deriva-se da expressão em latim vergentia, que está relacionada a virar, voltar, vergar ou inclinar. Na Física, a vergência (V) determina a capacidade das lentes esféricas de convergir ou divergir a luz. Assim, quanto maior for o desvio sofrido pelos raios de luz ao atravessar uma lente, maior será sua vergência.

Também chamada de convergência, a vergência é definida pelo inverso do foco de uma lente esférica.

O foco de uma lente convergente corresponde à distância entre o centro óptico da lente e o ponto onde os raios de luz são focalizados. O foco das lentes convergentes sempre será maior que zero.

Lente convergente

O foco da lente divergente corresponde à distância entre o centro óptico e o ponto de onde, aparentemente, a luz origina-se. O foco das lentes divergentes sempre será negativo.

Lente divergente

Por causa dos sinais dos focos da lente, a vergência de uma lente convergente sempre será positiva. Já a vergência de uma lente divergente será negativa.

Uma pessoa com miopia, por exemplo, deve utilizar lentes divergentes para corrigir seu problema de visão. Na receita prescrita pelo médico oftalmologista, o valor da vergência dessas lentes aparece com um sinal negativo. Isso indica que essas lentes devem espalhar a luz, isto é, ser divergentes.

Unidade de medida da vergência

De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, a vergência é determinada em dioptrias (di), unidade que corresponde ao inverso do metro.

Cotidianamente, a vergência das lentes de óculos, por exemplo, é definida em graus. Porém, a unidade de medida correta para a capacidade de desvio da luz de uma lente é a dioptria.

Exemplo

(Acafe-SC) Dioptria é uma unidade de medida que afere o poder de vergência (ou refração) de um sistema óptico. Exprime a capacidade de um meio transparente modificar o trajeto da luz. Na Ótica, é a unidade de medida da potência de uma lente corretiva (popularmente conhecida como grau).

Em uma consulta dez anos atrás, um médico oftalmologista receitou para uma pessoa óculos para correção de miopia com lentes divergentes de 2,0 dioptrias. Em uma consulta atual, uma nova receita foi feita, com 2,5 dioptrias.

Em relação à afirmação anterior, assinale a alternativa correta que complete as lacunas da frase a seguir.

Nesse período de dez anos, a distância focal das lentes desses óculos foi _______ em ______ cm.

a) reduzida – 10

b) aumentada – 10

c) reduzida – 0,5

d) aumentada – 0,5

Por meio da determinação da vergência, a distância focal de cada lente, em cada época, pode ser determinada.

Para a lente antiga de 2 dioptrias, o módulo do foco será:

Para a nova lente, com 2,5 dioptrias, o módulo será:

Podemos perceber que, após dez anos, a distância focal foi reduzida em 0,1 m (10 cm).


Por Joab Silas
Graduado em Física

Publicidade

Dica de matemática

Encceja

Encceja

Curiosidades

Geografia

Você Sabia?