Texto -A +A

O que é Mecânica?

O que é Física?

A Mecânica é o ramo da Física que está relacionado com o estudo dos movimentos. Ela é subdividida em Cinemática e Dinâmica.
Publicidade

A Mecânica é o ramo da Física responsável pelo estudo dos movimentos. Essa área pode explicar desde o movimento de pessoas e carros até o movimento dos planetas ao redor do Sol.

Quando as velocidades são relativamente pequenas em comparação à velocidade da luz, a Mecânica é denominada de newtoniana. Já para elementos que se movimentam com velocidades próximas ou iguais à velocidade da luz, a Mecânica é denominada de relativística.

O estudo da Mecânica divide-se em Cinemática e Dinâmica.

  • Cinemática

A Cinemática é a parte da Mecânica que faz uma análise matemática dos movimentos, mostrando equações e gráficos que podem expressá-los e diferenciá-los. A Cinemática não se preocupa com as causas dos movimentos, mas somente em analisar o movimento em si, entendendo-o e propondo padrões matemáticos.

Dentro da Cinemática, destacam-se os estudos relacionados com os movimentos com velocidade constante (movimentos uniformes), os movimentos uniformemente variados, onde existe aceleração, e os movimentos circulares.

  • Dinâmica

A Dinâmica é a parte da Mecânica que analisa as causas que dão origem aos movimentos. Como o movimento é originado por forças, podemos dizer que a Dinâmica é o estudo das forças. Dentro desse estudo, destacam-se as leis de Newton e suas aplicações, o estudo da energia e o impulso e a quantidade de movimento.

Galileu Galilei, Isaac Newton e Albert Einstein merecem ser destacados por terem dado preciosas contribuições a partir de seus estudos e experiências.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Publicidade

Dica de matemática

Encceja

Encceja

Curiosidades

Geografia

Você Sabia?