Texto -A +A

O que é inércia?

O que é Física?

O que é inércia? Trata-se da tendência de um corpo de manter seu estado inicial de repouso ou movimento. Esse estado inicial só pode ser alterado por uma força.
Publicidade

A inércia é a tendência natural de um objeto em resistir a alterações em seu estado original de repouso ou movimento. Em outras palavras, um objeto parado sempre tende a permanecer parado, e um corpo em movimento tende a manter o movimento. Essa tendência natural que cada corpo tem de manter seu estado inicial só pode ser alterada pela aplicação de uma força externa.

A inércia foi explicada por Isaac Newton em seu trabalho intitulado Philosophie Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), publicado em 1687. Essa obra lançou as bases para o desenvolvimento dos conceitos da Mecânica, ramo da Física que se dedica ao estudo dos movimentos.

Inércia

Na imagem acima, as bolinhas tendem a manter o movimento mesmo com a parada do carrinho.

Exemplos de aplicação do conceito de inércia

  1. A importância do uso do cinto de segurança está em evitar a ejeção do corpo de uma pessoa no caso da ocorrência de uma colisão. Imagine um veículo que esteja trafegando a 100 km/h e que, dentro dele, haja um passageiro que não está com cinto de segurança. Caso ocorra uma colisão, o veículo será brutalmente desacelerado, e o corpo desse passageiro, por inércia, tenderá a manter o movimento, sendo ejetado do veículo a 100 km/h;

  2. Ao molhar as mãos e sacudi-las para retirar o excesso de água, o líquido abandona a mão por inércia na tentativa de manter o movimento imposto a ele;

  3. No arranque de um ônibus, os corpos dos passageiros são impelidos para trás na tentativa de manter o repouso.

O vídeo a seguir traz um experimento que exemplifica a inércia de um corpo.

A massa é a medida quantitativa da inércia

A massa de um corpo representa a dificuldade imposta por ele ao repouso ou ao movimento, portanto, é considerada como a medida quantitativa da inércia. Imagine que um carro esteja parado em um semáforo e, ao lado, haja um enorme caminhão. No momento em que o semáforo indica a cor verde, o carro sai na frente do caminhão sem nenhuma dificuldade, pois sua massa é muito menor, oferecendo menos resistência ao movimento.

Outro caso que pode exemplificar a relação entre massa e inércia é a dificuldade em frear um trem. A enorme massa desse móvel impõe extrema dificuldade à frenagem e, por isso, o maquinista sempre aciona os freios muito antes do local desejado para a parada. Podemos entender que, quanto maior a massa de um corpo, maior é sua inércia e mais difícil é para colocar esse objeto em movimento ou pará-lo.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Publicidade

Dica de matemática

Encceja

Encceja

Curiosidades

Geografia

Você Sabia?