Texto -A +A

O que é imã?

O que é Física?

Um imã é um corpo que possui propriedades magnéticas e pode ser classificado como natural ou artificial a depender de sua constituição.

Um imã é um corpo que gera campo magnético ao seu redor. Ele pode ser classificado de duas formas:

Natural: quando se trata de óxido de ferro, um mineral encontrado na natureza que recebe o nome de magnetita;

Artificial: quando é construído com ligas metálicas (ou materiais cerâmicos) que, ao serem submetidas a fortes campos magnéticos, adquirem propriedades magnéticas;

As primeiras observações relativas ao magnetismo foram registradas na Grécia Antiga, em uma cidade denominada Magnésia onde se encontrava um mineral que tinha a capacidade de atrair pequenos objetos de ferro. Esse material passou a ser conhecido como magnetita em virtude do nome do local onde foi encontrado. O nome dessa cidade deu origem também ao termo magnetismo.

Porém, os estudos nessa área foram aprofundados apenas em 1600 pelo físico Inglês William Gilbert (1554 – 1603). Dentre as suas descobertas, destacam-se a existência do campo magnético terrestre e as propriedades dos ímãs.

Propriedades dos imãs

Podemos destacar cinco propriedades que caracterizam um imã, são elas:

1. Capacidade de atrair outros objetos, especificamente alguns metais, como o ferro;

2. As regiões onde os campos magnéticos são mais intensos em um imã denominam-se polos magnéticos. Estes são classificados como norte (positivo) e sul (negativo);

3. Ao aproximar os polos magnéticos de dois imãs, podemos verificar duas situações: repulsão, se os polos aproximados são iguais; ou atração, se são polos diferentes. Observe na figura:

Ao aproximar dois ímãs, os polos de sinais iguais repelem-se, enquanto os polos de sinais contrários atraem-se

1. Alinhamento com os polos geográficos da Terra, que ocorre se um imã estiver posicionado de uma maneira em que pode mover-se livremente. A orientação do ímã acontece da seguinte forma: polo norte do imã aponta na direção do norte geográfico da Terra, e o polo sul orienta-se na direção do polo sul geográfico da Terra. Esse fenômeno é possível em virtude da existência do campo magnético terrestre.

2. Inseparabilidade dos polos magnéticos, ou seja, não pode haver um imã somente com polo sul ou com o polo norte. Isso significa que, se um imã for quebrado, haverá a formação de um novo ímã. A razão para esse fenômeno é o fato de o magnetismo ser uma propriedade que tem origem na organização molecular da substância, então, até a menor das moléculas de um imã possui os dois polos bem definidos.

Campo magnético terrestre

A Terra também se comporta como um grande imã, possuindo polos magnéticos bem definidos. O polo norte geográfico da Terra é o sul magnético, e o sul geográfico, o norte magnético. Graças a essas propriedades magnéticas da Terra, podemos orientar-nos através da bússola.

A bússola, que é formada por uma agulha feita de magnetita apoiada sobre um pequeno suporte, pode girar livremente e orientar-se de acordo com o campo magnético da Terra. Entretanto, a bússola não aponta exatamente para os polos geográficos da Terra, uma vez que os polos magnéticos não coincidem exatamente com os polos geográficos, pois estão defasados aproximadamente 11,5° um do outro.

A figura mostra as linhas de campo magnético da Terra e que os polos magnéticos e geográficos estão separados um do outro em 11,5º