Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é grandeza?

O que é grandeza? Ela está sempre presente nos estudos da Física e é definida como tudo o que pode ser medido.

As unidades do Sistema Internacional foram definidas durante a 14ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), em 1971
As unidades do Sistema Internacional foram definidas durante a 14ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), em 1971
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Ao estudarmos conteúdos relacionados com a Física, muitas vezes, deparamo-nos com a palavra grandeza definindo termos científicos, como velocidade, aceleração, força, tempo etc. Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido e possibilita que tenhamos características baseadas em informações numéricas e/ou geométricas.

As chamadas grandezas fundamentais são aquelas definidas exclusivamente por meio de um padrão físico estabelecido pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). Podemos entender por unidade física o padrão escolhido para a medida de uma grandeza. A tabela abaixo traz as grandezas fundamentais definidas pelo SI:

As grandezas chamadas derivadas são aquelas definidas a partir das grandezas fundamentais. São os casos, por exemplo, da velocidade, que possui a sua unidade de medida derivada das unidades de comprimento e tempo, como é o caso de m/s (lê-se metro por segundo), e da força, que possui como unidade o newton (N), derivado das unidades de comprimento, tempo e massa (1N = 1 Kg.m/s).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a forma de caracterização, as grandezas são classificadas como escalares e vetoriais:

  • Grandezas escalares: São aquelas definidas apenas por um número seguido de uma unidade de medida. Essas grandezas precisam apenas da informação do módulo (valor numérico) para serem completamente caracterizadas. São os casos, por exemplo, do tempo, temperatura e massa.

  • Grandezas vetoriais: Para a completa caracterização de uma grandeza vetorial, são necessárias três informações: módulo (valor numérico), direção e sentido. Como exemplo de grandezas vetoriais, podemos citar a força, velocidade, aceleração etc. O vetor é o segmento de reta orientado que representa as grandezas vetoriais.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Joab Silas da Silva Júnior Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é grandeza?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-grandeza.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE