Texto -A +A

O que é frequência e período?

O que é Física?

O que é frequência e período? Trata-se de grandezas que se relacionam com a rotação de objetos em movimento curvilíneo ou com a geração de ondas de qualquer tipo.
Publicidade

Frequência e período são grandezas físicas escalares que se relacionam com a rotação de objetos que executam movimento circular e com a produção de ondas. As duas grandezas relacionam-se matematicamente, de modo que uma é o inverso da outra.

Frequência (f)

A frequência é definida como o número de voltas realizadas por um objeto em movimento circular em um intervalo de tempo determinado. Também pode ser definida como a quantidade de ondas geradas em um tempo específico.

Uma unidade de medida muito comum para a frequência é a rotação por minuto (r.p.m). Um objeto que executa um movimento circular a 60 r.p.m, por exemplo, completa 60 rotações por minuto.

De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade que define a frequência é a rotação por segundo, definida como hertz (Hz). Essa unidade de medida é uma homenagem ao físico alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894), que desenvolveu trabalhos relacionados com a radiação eletromagnética. Um objeto que executa movimento circular com frequência de 60 Hz, por exemplo, completa 60 rotações a cada segundo.

A transformação entre as unidades Hz e r.p.m é feita pela multiplicação ou divisão dos valores por 60, pois 1 minuto corresponde a 60 s.

Período (T)

O período é o tempo necessário para que um objeto em movimento circular conclua uma volta. No caso da geração de ondas, é o tempo necessário para que uma onda seja formada.

De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida para o período é segundos (s).

Exemplo

Um objeto executa um movimento circular uniforme com frequência de 3600 r.p.m. Sendo assim, determine:

a) A quantidade de rotações executadas por segundo;

b) O tempo necessário para a execução de uma volta completa.

RESPOSTA:

a) Para transformar-se de r.p.m para Hz, basta dividir o valor por 60.

3600 r.p.m ÷ 60 = 60 Hz

O objeto executa 60 rotações por segundo.

b) O período (T) é o tempo necessário para a execução de uma volta completa. Essa grandeza é definida como o inverso da frequência.

T = 1 ÷ f

T = 1 ÷ 60

T ≈ 0,017 s ≈ 17. 10 – 3 s ≈ 17 ms


Por Joab Silas
Graduado em Física

Publicidade

Dica de matemática

Encceja

Encceja

Curiosidades

Geografia

Você Sabia?