Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que são relações ecológicas?

Compreender o que são relações ecológicas é importante para entender a dinâmica das populações e comunidades.

Muitos animais competem por território e alimento
Muitos animais competem por território e alimento
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Nenhum ser vivo é capaz de viver isoladamente, isto é, sem se relacionar com nenhum organismo. Eles sempre estabelecem relações, sejam com seres da mesma espécie, sejam com espécies diferentes. Essas relações podem ser benéficas aos organismos, não causar nenhum prejuízo ou ganho, ou ainda provocar danos a um dos envolvidos.

Tópicos deste artigo

O que são relações ecológicas?

→ Relações ecológicas são interações entre os seres vivos de uma comunidade. As relações podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma população ou entre indivíduos de populações diferentes, promovendo uma conexão entre diferentes espécies.

O que são relações intraespecíficas e interespecíficas?

Dependendo dos indivíduos envolvidos em uma relação ecológica, podemos classificá-la em intraespecífica ou interespecífica. Nas relações intraespecíficas, as interações ocorrem entre organismos de uma mesma espécie, como pode ser observado na sociedade das abelhas. Nas relações interespecíficas, por sua vez, as interações ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes, como pode ser observado nos casos de comensalismo e mutualismo.

Mapa Mental: Relações Ecológicas

Mapa Mental: Relações Ecológicas

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são relações harmônicas e desarmônicas?

As relações podem ser classificadas, de acordo com as vantagens e prejuízos resultantes da interação, em harmônicas ou positivas e desarmônicas ou negativas. Nas relações harmônicas ou positivas, observa-se que todos os organismos envolvidos são beneficiados ou apenas um deles obtém vantagem, mas sem prejudicar o outro. Esse é o caso, por exemplo, do comensalismo, em que organismos de espécies diferentes interagem e apenas um é beneficiado, sem haver prejuízo para o outro.

Nas relações desarmônicas ou negativas, um dos envolvidos sofre prejuízo com essa interação, havendo apenas um beneficiado. Como exemplo desse tipo de relação ecológica, podemos citar o predatismo, em que um organismo serve de alimento para outro. Nesse caso, um organismo é claramente prejudicado.

Quais são as principais relações ecológicas?

Os seres vivos estabelecem diferentes relações ecológicas. Veja as principais:

Vale destacar que as relações ecológicas podem sofrer variações de acordo com o autor estudado, sendo necessário, portanto, atenção. O inquilinismo, por exemplo, é uma associação estabelecida entre espécies diferentes em que um serve de abrigo ou suporte para outro. Essa associação pode ser observada entre árvores e orquídeas que se estabelecem em seus troncos. Alguns autores não veem o inquilinismo como uma relação diferenciada, sendo considerada por eles como um tipo de comensalismo.

O mutualismo também é uma relação ecológica que pode ter diferença de definição de um autor para outro. Enquanto muitos consideram que a interação no mutualismo é sempre obrigatória, alguns a classificam como obrigatória ou facultativa. O mutualismo facultativo surge como uma substituição para a relação anteriormente conhecida como protocooperação.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que são relações ecológicas?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-sao-relacoes-ecologicas.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


PUBLICIDADE