Texto -A +A

O que é virose?

O que é Biologia?

As viroses são doenças causadas por vírus que geralmente apresentam sintomas inespecíficos, tais como febre e dores no corpo.
Publicidade

Diversas vezes vamos ao médico e ouvimos a seguinte frase: Você está com virose! Mas, afinal, o que são viroses?

As viroses podem ser definidas como doenças ocasionadas por vírus. Essas patologias são as mais diversas, entretanto, os sintomas, muitas vezes, acabam sendo bastante similares, o que dificulta a identificação do agente causador. Dentre os sintomas mais comuns de viroses, destacam-se febre, dores no corpo, dores na articulação, dores de cabeça, vômitos e diarreias.

Ao perceber esses sintomas, um médico deverá ser consultado imediatamente. Sendo assim, vale lembrar que, se um conhecido apresentou uma virose com sintomas parecidos, isso não quer dizer que a sua doença seja a mesma. Portanto, não se automedique e siga rigorosamente as recomendações de um profissional da saúde.

Um grande problema observado atualmente é o uso do termo virose sem o conhecimento de qual micro-organismo é o causador da doença. É aí que mora o grande problema. As viroses não apresentam grandes formas de tratamento, existindo poucas patologias que apresentam fármacos eficientes. Sendo assim, normalmente, a recomendação médica é apenas repouso e uma alimentação adequada. Se você não possui uma virose, porém está seguindo apenas essa recomendação, poderá desenvolver quadros graves de várias doenças.

O diagnóstico correto de uma doença é fundamental para o tratamento eficaz, uma vez que algumas medidas são boas para determinadas patologias e, para outras, não. Sendo assim, ao suspeitar de uma virose, é importante ficar bastante atento aos mínimos sintomas e descrevê-los para o médico, pois isso pode ajudar na identificação da doença. Além disso, nunca aceite um diagnóstico sem a realização de exames, sejam eles clínicos ou laboratoriais.

Veja a seguir algumas das principais doenças causadas por vírus:

AIDS - Transmitida pelo vírus HIV.

Catapora - Transmitida pelo vírus Varicela-Zoster.

Caxumba - Transmitida pelo vírus Paramyxovirus.

Dengue - Transmitida pelos vírus DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Febre amarela - Transmitida pelo vírus amarílico.

Gripe - Transmitida pelo vírus Influenza.

Herpes simples- Transmitida pelo vírus herpes humano.

Paralisia Infantil- Transmitida pelo vírus Poliovírus.

Raiva - Transmitida pelo vírus Lyssavirus.

Rubéola- Transmitida pelo vírus Rubella vírus.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Dúvida de Português

Vestibular

Enem

Hand Spinner

Curiosidades

Você Sabia?