Texto -A +A

O que é teia alimentar?

O que é Biologia?

Entender o que é teia alimentar é fundamental para conhecer as relações de alimentação entre os seres vivos e compreender como ocorre o fluxo de energia e nutrientes.
Publicidade

Quando falamos em relações de alimentação entre os organismos e transferência de energia, logo nos lembramos da cadeia alimentar. Essa cadeia, no entanto, não representa fielmente o fluxo de energia e nutrientes no ecossistema, sendo esse mais bem representado pelas teias alimentares.

O que são teias alimentares?

As teias alimentares nada mais são do que várias cadeias alimentares conectadas. As teias são complexas e mostram mais fielmente como o fluxo de nutrientes e energia ocorre em um ecossistema, uma vez que não existem cadeias isoladas na natureza. No caso das teias alimentares, o fluxo de energia e nutrientes ocorre de forma multidirecional.

O que são níveis tróficos?

Em uma teia alimentar, um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos
Em uma teia alimentar, um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos

Denominamos de nível trófico o conjunto de indivíduos que possuem uma alimentação baseada praticamente nos mesmo nutrientes. Isso quer dizer, por exemplo, que organismos herbívoros são classificados no mesmo nível trófico.

Os seres vivos são classificados em três níveis tróficos fundamentais: produtores, consumidores e decompositores.

  • Produtores: organismos autotróficos, ou seja, aqueles que são capazes de produzir seu próprio alimento. Plantas e algas são exemplos de organismos produtores, uma vez que produzem seu alimento por meio do processo de fotossíntese.

  • Consumidores: aqueles que precisam alimentar-se para conseguir os nutrientes necessários para realizar as suas atividades, ou seja, são heterotróficos. O consumidor que se alimenta de um produtor é denominado de consumidor primário; já aquele que se alimenta do consumidor primário é denominado de consumidor secundário; o que se alimenta do consumidor secundário é chamado de terciário e assim sucessivamente. Vale frisar que, como parte da energia é perdida em cada nível, não se observa uma grande quantidade de níveis tróficos.

  • Decompositores: No grupo dos decompositores, incluem-se os fungos e as bactérias, os quais estão relacionados com o processo de decomposição. Eles são importantes porque promovem a degradação de produtores e consumidores, liberando nutrientes para o ambiente para que eles possam retornar aos ciclos biogeoquímicos.

É importante salientar que um organismo em uma cadeia alimentar pode ocupar apenas um nível trófico, mas, na teia, pode ocupar diferentes posições. O homem, ao comer um vegetal, por exemplo, comporta-se como um consumidor primário e, ao se alimentar de um herbívoro, comporta-se como um consumidor secundário.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Dúvida de Português

Vestibular

Enem

Hand Spinner

Curiosidades

Você Sabia?