Texto -A +A

O que é tecido?

O que é Biologia?

Para entender o que é tecido, é necessário compreender primeiro os diferentes níveis de organização do corpo humano.
Publicidade

Para compreender um organismo, é fundamental entender os seus níveis de organização. O primeiro nível é o celular, em que analisamos a célula, ou seja, a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. O nível seguinte é o tecido; em seguida, os órgãos; depois, os sistemas e, por fim, o organismo como um todo. A Histologia é a parte da Biologia que estuda os tecidos e como eles se agrupam para formar órgãos e sistemas.

O que são tecidos?

Os tecidos são estruturas formadas por um conjunto constituído por células semelhantes, que atuam para desempenhar uma mesma função, e pela matriz extracelular. Eles não são encontrados isoladamente no nosso corpo, estando sempre associados uns aos outros, formando os órgãos e sistemas.

Quais são os tipos de tecidos humanos fundamentais?

Nos seres humanos, é possível encontrar quatro tipos de tecido:

  • Tecido Epitelial: Tecido formado por células justapostas e uma pequena quantidade de matriz extracelular. Uma de suas funções é revestir a superfície do corpo e algumas cavidades. Esse tecido é responsável também pela formação das diversas glândulas presentes em nosso corpo.
  • Tecido Conjuntivo: Diferentemente do tecido epitelial, o tecido conjuntivo apresenta diferentes tipos celulares que não se apresentam de forma justaposta, ou seja, as células não estão muito próximas uma das outras. Nesse tecido, há ainda muita matriz extracelular.

    Existem diferentes tipos de tecido conjuntivo, sendo os principais: o tecido conjuntivo propriamente dito, tecido adiposo, tecido hematopoietico, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e tecido sanguíneo.

  • Tecido Muscular: Esse tecido apresenta células alongadas com incrível capacidade de contração. Esse tipo de tecido está ligado à nossa locomoção e alimentação, além de garantir que as células do corpo recebam nutrientes e oxigênio.

    Existem três tipos básicos de tecido muscular: o tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular liso.

  • Tecido Nervoso: é formado por células que possuem como papel principal a transmissão de impulsos nervosos. Como principal célula desse tecido, podemos citar os neurônios.

Apenas animais possuem tecidos?

Além dos animais, as plantas também possuem tecidos verdadeiros. Esses tecidos também atuam formando órgãos na planta, tais como as folhas e caules. Os principais tecidos vegetais são: epiderme, parênquima, colênquima, esclerênquima, xilema e floema.

A epiderme é um tecido de revestimento que protege o corpo da planta. Já o parênquima, colênquima e esclerênquima fazem parte do sistema fundamental e atuam, por exemplo, dando sustentação à planta e preenchendo espaços nos órgãos. Já o xilema e o floema são tecidos que atuam no transporte de substâncias da planta.

ATENÇÃO: Fungos, bactérias e organismos classificados como protistas não apresentam tecidos verdadeiros.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Mito ou Verdade?

Fuvest 2018

Fuvest

Operação Valquíria

Curiosidades

Você Sabia?