Texto -A +A

O que é quimo e quilo?

O que é Biologia?

O quimo e o quilo são produzidos graças a transformações ocorridas no alimento ingerido no processo de digestão.
Publicidade

Sabemos que a digestão é um processo importante, pois é a partir dele que os alimentos são quebrados em partículas menores que serão utilizadas pelo nosso organismo. O processo de digestão acontece ao longo dos órgãos do sistema digestório: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Além desses órgãos, algumas glândulas participam diretamente do processo, elas são chamadas de glândulas anexas, que são: glândulas salivares, fígado e pâncreas.

Durante a digestão, o alimento passa por transformações e é misturado a diversas substâncias. O quimo e o quilo são produtos dessas mudanças que ocorreram no alimento desde o início de sua digestão.

- O quimo é formado no estômago

Quando o bolo alimentar chega ao estômago, ele sofrerá a ação do suco gástrico, uma substância rica em ácido clorídrico. Esse ácido é importante, pois mantém o pH em torno de 2, sendo ideal para converter o pepsinogênio em pepsina, uma enzima encontrada no suco gástrico que atua quebrando as moléculas de proteína em peptídeos, além de também destruir micro-organismos patogênicos. No suco gástrico também é encontrada uma pequena quantidade de lipase, bem como renina em indivíduos jovens. Após a ação de todas essas substâncias, o bolo alimentar transforma-se em uma massa semilíquida, branca e ácida: o quimo.

- O quilo é formado no intestino delgado

O quimo vai chegar ao intestino delgado, onde a digestão irá continuar. Grande parte desse processo ocorre na porção inicial do intestino, o duodeno. O quimo é misturado ao suco entérico, um líquido que contém enteroquinases (transforma o tripsinogênio em tripsina), peptidases (finalizam a digestão de proteínas) e carboidrases (digestão de dissacarídeos). Além disso, o quimo sofre ação de substâncias produzidas por duas glândulas anexas: o suco pancreático e a bile. O suco pancreático, produzido pelo pâncreas, é uma substância de pH alcalino que possui enzimas como a tripsina (digere proteínas), lipase (quebra os lipídios) e amilase (quebra amido). Já a bile, que é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, atua na quebra de gordura. Após todas as transformações sofridas no intestino, o quimo passa a se chamar quilo, uma substância branca.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Pleonasmos Viciosos

Está Chegando!

Enem

Dinossauros

Você Sabia?

Curiosidades