Texto -A +A

O que é plasma sanguíneo?

O que é Biologia?

Entender o que é o plasma sanguíneo ajuda-nos a compreender melhor o funcionamento do organismo e o papel do sangue na manutenção da nossa saúde.
Publicidade

O plasma sanguíneo é um dos componentes do sangue e representa cerca de 55% do volume desse tecido. Ele corresponde à parte líquida e reúne os elementos celulares: hemácias ou eritrócitos, leucócitos e plaquetas.

Quais são os componentes do plasma sanguíneo?

Ele apresenta cor amarelada e é composto principalmente de água (cerca de 90%), sendo o restante constituído por substâncias dissolvidas, como proteínas, fatores de coagulação, sais, lipídios, hormônios e vitaminas.

Sem dúvidas, as proteínas são um dos principais componentes do plasma e estão relacionadas com diversos processos importantes para o organismo. A albumina é a proteína em maior quantidade e está relacionada com o equilíbrio osmótico. Os anticorpos também estão presentes, mas em menor quantidade, e estão relacionados com a defesa do organismo. Existe ainda o fibrinogênio, que é uma proteína que atua no processo de coagulação sanguínea.

Qual é a função do plasma?

A principal função do plasma é garantir o transporte de substâncias pelo corpo, tais como nutrientes e gases. O gás carbônico proveniente da respiração celular, por exemplo, é transportado principalmente dissolvido no plasma, que garante seu transporte até o pulmão para sua posterior eliminação. Por transportar anticorpos, o plasma também participa ativamente da defesa do organismo. Além disso, auxilia na coagulação, uma vez que transporta substâncias importantes para que o processo ocorra.

Vale frisar também que o plasma garante a movimentação dos elementos celulares do sangue. Assim sendo, garante que esses elementos consigam desempenhar seu papel no organismo.

Qual é a diferença entre plasma e soro?

Enquanto o plasma sanguíneo apresenta fibrinogênio, que está relacionado com o processo de coagulação, no soro, essa proteína está ausente. Na realização de exames de sangue, é necessário separar os elementos celulares do plasma. Por intermédio da centrifugação, é possível realizar essa separação e obter o soro. Durante esse processo, que é feito sem uso de anticoagulante, o fibrinogênio é consumido, formando um coágulo e separando a parte líquida (soro). Assim sendo, o soro nada mais é do que o plasma sem fibrinogênio.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Dica de Português

Redação

Redação

Baleia Azul

Baleia Azul

Por que vacinar?

Atualidades