Texto -A +A

O que é patógeno?

O que é Biologia?

Compreender o que é patógeno nos ajuda a compreender melhor as doenças que afetam os seres vivos. Como exemplo de patógenos podemos citar vírus e bactérias.
Publicidade

Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de bactérias, podemos citar como patógenos: fungos, protozoários e vírus.

Patogenicidade

A capacidade de um patógeno provocar alterações nos organismos hospedeiros infectados é denominado de patogenicidade. Existem organismos com grande patogenicidade, ou seja, que produzem sintomas em praticamente todos os infectados. Esse é o caso do sarampo. Vale destacar, no entanto, que existem organismos com baixa patogenicidade, ou seja, que causam sintomas graves em poucos infectados.

Virulência

A virulência, por sua vez, é a capacidade do patógeno de produzir danos no organismo hospedeiro, ou seja, virulência refere-se à intensidade e à gravidade das doenças causadas pelos patógenos. Um patógeno com alta virulência é responsável por causar a morte de vários doentes, como ocorre com a raiva, por exemplo. Já o de baixa virulência geralmente produz sinais e sintomas pouco preocupantes.

Um patógeno de alta virulência apresenta diversas estratégias que garantem sucesso no processo infeccioso. A presença de cápsulas, resistência a antimicrobianos e a capacidade de causar mudanças estruturais e bioquímicas nas células hospedeiras são exemplos de fatores importantes relacionados com a virulência de algumas espécies de bactérias.

Classificação dos patógenos

Os patógenos podem ser classificados em dois grupos:

  • Patógeno primário: É aquele que causará doença no organismo, mesmo que o indivíduo esteja saudável. Como exemplo de micro-organismo patogênico primário podemos citar a bactéria Mycobacterium tuberculosis, que causa tuberculose, e os vírus da hepatite e gripe.

  • Patógeno oportunista: É aquele que pode ser encontrado normalmente no organismo, porém não causa nenhum dano em indivíduos saudáveis. O organismo só será infectado e terá a doença quando ocorrerem baixas nas defesas imunológicas. Como exemplo de micro-organismos patogênicos oportunistas podemos citar o Staphylococcus aureus que pode causar pneumonia, furúnculo e septicemia (infecção geral grave que envolve risco de vida).


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Mito ou Verdade?

Fuvest 2018

Fuvest

Operação Valquíria

Curiosidades

Você Sabia?