Texto -A +A

O que é Papanicolau?

O que é Biologia?

O exame de Papanicolau é fundamental para observar alterações nas células do colo do útero que podem originar o câncer.
Publicidade

O exame de Papanicolau, também chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical, é um dos exames mais importantes no que diz respeito à saúde da mulher. Criado por George Papanicolau, esse exame é simples, barato, rápido e não causa dor na paciente, apenas um leve desconforto em alguns casos.

O Papanicolau possui como objetivo principal detectar alterações nas células do colo uterino e o próprio câncer do colo do útero. Além disso, o exame pode identificar algumas infecções e inflamações, tais como clamídia, tricomoníase e condiloma acuminado.

Para a realização do Papanicolau, o médico introduz na vagina da mulher um instrumento chamado de espéculo, também conhecido como “bico de pato”. Com uma espécie de escovinha, ele ocasiona uma pequena escamação do colo do útero. Por fim, o material coletado é colocado em uma lâmina e é enviado para um laboratório que realiza exames citopatológicos. O exame é realizado no próprio consultório do médico ginecologista.

Após a liberação do resultado, é fundamental que a paciente retorne ao seu médico para que ele interprete-o. O exame é de extrema importância, uma vez que permite o diagnóstico de lesões que podem originar o câncer do colo do útero e possibilita, assim, o tratamento precoce da doença. Lembre-se de que o câncer em sua fase inicial é normalmente assintomático e pode levar a consequências graves caso não seja tratado adequadamente.

Todas as mulheres que já tiveram relação sexual, principalmente aquelas que possuem idade entre 25 e 64 anos, devem ser submetidas ao exame. Recomenda-se que o exame seja feito anualmente e, após dois exames consecutivos com resultado normal, passe a ser realizado a cada três anos.

Antes da realização do exame, a mulher deve ficar atenta a algumas dicas:

- Não tenha relações sexuais por pelo menos 48 horas antes da realização do exame;

- Não utilize medicamentos vaginais por pelo menos 48 horas antes da realização do exame;

- Caso esteja menstruada, remarque o exame;

- O desconforto é sentido principalmente porque a mulher não se sente confortável durante a realização do exame, sendo assim, tente relaxar o máximo possível. Não há motivos para ter vergonha desse exame!

Lembre-se de que o sucesso na luta contra o câncer de colo do útero depende de um diagnóstico precoce e o exame de Papanicolau pode reduzir as mortes por essa doença.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Dúvida de Português

Vestibular

Enem

Hand Spinner

Curiosidades

Você Sabia?