Texto -A +A

O que é ectotermia e endotermia?

O que é Biologia?

Endotermia é a capacidade que alguns animais possuem de utilizar o metabolismo para produzir calor, diferentemente da ectotermia, que utiliza fatores externos.
Publicidade

Animais terrestres sofrem constantemente com as mudanças no tempo de uma determinada região. Enfrentam verões extremamente quentes e invernos muito frios, o que faz com que eles necessitem de mecanismos para que sua temperatura interna não sofra muita variação.

Frequentemente, ao estudarmos determinados grupos de animais, deparamo-nos com expressões como “animais ectotérmicos” ou “animais endotérmicos”. Essas expressões dizem respeito à maneira como os seres vivos conseguem manter a temperatura de seu corpo, ou seja, qual fonte de energia será utilizada por eles.

Quando falamos em animais ectotérmicos, estamos falando de seres que necessitam de fontes externas para conseguir manter sua temperatura. Isso quer dizer que eles precisam ficar expostos ao sol ou ficarem em algum local aquecido, como rochas.

Um grupo de animais que apresenta essa característica é o dos répteis. Eles não são capazes de manter sua temperatura e, portanto, são encontrados frequentemente tomando banho de sol. É importante destacar que, às vezes, expor-se ao sol pode aumentar demasiadamente a temperatura corpórea, por isso, esses animais, quando iniciam um grande aquecimento, procuram formas de se refrescar, como ao se banhar em um rio ou se escondendo na sombra de uma árvore.

Ao falarmos de animais endotérmicos, estamos falando daqueles que conseguem manter sua temperatura constante sem a necessidade de fatores externos, utilizando apenas seu metabolismo para produzir calor. Para produzir o calor necessário para manter sua temperatura, os animais endotérmicos retiram do alimento a energia necessária.

Para que um animal seja endotérmico é necessário, portanto, que ele apresente alta taxa metabólica. Além disso, é fundamental que eles possuam alguma forma de impedir a perda de calor, ou seja, possuam um bom isolante térmico. Aves e mamíferos, por exemplo, possuem pelos e penas como forma de evitar a perda de calor.

Em relação à ectotermia, a endotermia apresenta como vantagem a capacidade de colonização de ambientes frios. Em contrapartida, os animais ectotérmicos podem colonizar habitats que apresentam pouco recurso energético.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Mito ou Verdade?

Fuvest 2018

Fuvest

Operação Valquíria

Curiosidades

Você Sabia?