Texto -A +A

O que é citoplasma?

O que é Biologia?

Apreender o que é o citoplasma é fundamental para entender a estrutura de uma célula e os diferentes processos que ocorrem no interior dessa unidade.
Publicidade

As células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e material genético, que pode estar ou não envolvido por um envoltório nuclear. O citoplasma é o espaço intracelular que, nas células eucariontes, representa a região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear.

Características do citoplasma

O citoplasma abriga o citoesqueleto, as organelas citoplasmáticas e algumas substâncias contidas ali de maneira, geralmente, temporária, como proteínas, lipídios e pigmentos. No espaço entre essas substâncias e as organelas, é possível observar a matriz citoplasmática, também chamada de citosol, que é uma substância de consistência variável. Assim sendo, o citoplasma é composto por todas as organelas intracelulares e o citosol.

O citosol é formado por diferentes substâncias, tais como aminoácidos, proteínas, nutrientes, íons, RNA e, principalmente, água. Podemos dividir o citoplasma em duas porções: o ectoplasma e o endoplasma. O ectoplasma apresenta uma consistência mais gelatinosa, e o endoplasma apresenta uma concentração mais fluida e está localizado mais internamente na célula.

Funções do citoplasma

O citoplasma apresenta diversas funções na célula, a saber:

  • Proporcionar o ambiente adequado para reações bioquímicas;

  • Acumular substâncias necessárias para o organismo;

  • Promover a troca de substâncias na célula;

  • Possibilitar o movimento da célula, como a movimentação por pseudópodes (prolongamentos temporários do citoplasma).

É importante salientar que, como o citoplasma é a região onde estão localizadas as organelas, suas funções estão também relacionadas a elas.

O que é ciclose ou corrente citoplasmática?

Em uma célula vegetal, é possível perceber o movimento do citoplasma em um fenômeno chamado de ciclose. Nesse processo, todas as organelas são movidas pelas correntes geradas pelos microfilamentos. Esse fenômeno ocorre com gasto de energia.

ATENÇÃO: Nas células procariontes, o citoplasma não apresenta organelas membranosas. Nas células eucariontes, verifica-se a presença de organelas que formam um complexo sistema de membranas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Mito ou Verdade?

Fuvest 2018

Fuvest

Operação Valquíria

Curiosidades

Você Sabia?