Texto -A +A

O que é cissiparidade?

O que é Biologia?

Entender o que é cissiparidade é importante para compreender melhor a reprodução de alguns organismos, tais como bactérias e algumas espécies de protozoários e leveduras.
Publicidade

A cissiparidade, também conhecida como fissão binária e bipartição, é um tipo de reprodução assexuada. Ela é observada em bactérias, podendo também ocorrer em alguns protozoários e leveduras.

O que é reprodução assexuada?

A reprodução assexuada é aquela que ocorre sem a participação dos gametas. É uma reprodução relativamente rápida e simples que dá origem a indivíduos iguais aos seus genitores. Por serem iguais aos organismos que o geraram, dizemos que se trata de clones naturais. Vale frisar, no entanto, que, apesar do processo gerar clones, pode ocorrer mutação, que leva a uma modificação nos genes.

Como ocorre a cissiparidade?

A cissiparidade ocorre em organismos unicelulares, que simplesmente se dividem ao meio gerando dois indivíduos. Na cissiparidade, ocorre a replicação do cromossomo e a posterior divisão da célula-mãe em duas. Veja o esquema a seguir:

No esquema é possível notar uma célula inicial, que começa a aumentar de tamanho e replicar seu material genético. Com o tempo, a parede celular e a membrana plasmática começam a invaginar-se, forma-se uma parede (septo) e a célula se separa, dando origem a duas células-filhas idênticas. Vale destacar que a divisão pode ocorrer ao longo do comprimento, como em protozoários flagelados, ou transversalmente (ver figura acima), como em protozoários ciliados e bactérias.

Atenção: Apesar de ser bastante difundida a reprodução das bactérias por meio da cissiparidade, elas podem reproduzir-se de outras formas, como por esporulação e brotamento. Além disso, pode ocorrer recombinação genética em processos como conjugação e transdução.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Mito ou Verdade?

Fuvest 2018

Fuvest

Operação Valquíria

Curiosidades

Você Sabia?