Texto -A +A

O que é celulose?

O que é Biologia?

Entender o que é celulose ajuda-nos a compreender a estrutura da parede celular e, consequentemente, sua função nos vegetais.
Publicidade

A celulose pode ser definida como um polímero de glicose formado por ligações β-1,4. O número de moléculas de glicose presentes em uma única molécula de celulose varia de 15 a 15.000, havendo, em média, 3.000 unidades.

A celulose destaca-se por ser um carboidrato insolúvel e resistente a várias reações químicas. Além disso, é o principal componente da parede celular da célula vegetal, representando cerca de 30% da massa seca em paredes primárias e de 50% a 80% em secundárias.

Nas paredes celulares, a celulose é encontrada na forma de miofibrilas. Essas miofibrilas nada mais são do que várias cadeias de celulose, as quais se agregam lateralmente por meio de ligações de hidrogênio. Geralmente as microfibrilas são formadas por cerca de 36 moléculas de celulose.

Observe a estrutura da celulose, um polímero de glicose
Observe a estrutura da celulose, um polímero de glicose

Qual é a importância da celulose para o vegetal?

A celulose faz parte da constituição da parede celular. Nesse local, ela garante a rigidez, uma vez que forma um grande sistema de fibras entrelaçadas. Apesar de ser formada pelo mesmo composto do amido, a celulose não é utilizada como forma de energia para o vegetal.

Apenas alguns organismos são capazes de quebrar as moléculas de celulose para a sua utilização, tais como bactérias, fungos e alguns animais. Nos ruminantes, a celulose é utilizada como fonte de energia em virtude da presença de micro-organismos em seu aparelho digestório que conseguem quebrar esse produto.

Onde a celulose é produzida?

As microfibrilas de celulose são sintetizadas na membrana plasmática da célula vegetal. Essa síntese é feita por complexos enzimáticos denominados de celulose-sintase, os quais possuem formato de roseta. A unidade precursora da celulose é denominada de glicose uridina-difosfato (GUDP) e está presente no citoplasma da célula.

Qual é a importância econômica da celulose?

A celulose é utilizada, principalmente, para fabricar papel. A extração é feita de espécies como eucalipto e Pinus. A fibra de Pinus é mais longa do que a encontrada no eucalipto e possui também grande resistência mecânica.

Leia também: Processo de fabricação do papel


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Dica de matemática

Vagas remanescentes

FIES

Curiosidades

Geografia

Você Sabia?