Texto -A +A

O que é célula?

O que é Biologia?

A compreensão do que é uma célula e de que todos os organismos são formados por essa estrutura foi essencial para o avanço da Biologia.
Publicidade

As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.

De acordo com a Teoria Celular, todos os organismos vivos são formados por células. Em indivíduos unicelulares, uma única célula constitui todo o corpo do espécime; em seres multicelulares, são necessárias várias células atuando de modo conjunto para que o corpo seja formado. O homem é um exemplo de organismo multicelular, e as bactérias são exemplos de seres unicelulares.

Quando observamos as células de diversos organismos, podemos verificar que elas apresentam características morfológicas bastante distintas. No nosso corpo, por exemplo, existem mais de 100 tipos diferentes de células. Vale destacar, no entanto, que, apesar de serem distintas visualmente, ao analisarmos detalhadamente sua organização interna e seus processos bioquímicos, podemos concluir que elas são bastante semelhantes, mesmo em organismos diferentes.

Diferentes tipos celulares humanos
Diferentes tipos celulares humanos

Quais são as partes básicas de uma célula?

Uma célula é formada por algumas partes básicas. Normalmente dizemos que todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, existem células que não possuem essa última estrutura, aspecto que é, inclusive, uma forma de diferenciar dois tipos de células: as procariontes e as eucariontes.

As células procariontes são aquelas que não apresentam núcleo celular definido, por isso, o material genético fica disperso no citoplasma. Já as células eucariontes são aquelas em que o material genético está presente em um núcleo celular envolto por uma dupla membrana. Além dessa diferença crucial, podemos citar ainda que as células procariontes não possuem proteínas denominadas de histonas ligadas a seu DNA e, tampouco, organelas citoplasmáticas membranosas.

A membrana plasmática e o citoplasma, diferentemente do núcleo, estão presentes em todos os tipos celulares. A membrana plasmática, que é caracterizada por ser uma dupla camada fosfolipídica, é de extrema importância para a célula, pois controla a passagem de substâncias tanto para dentro quanto para fora. Em razão dessa propriedade de selecionar o que entra e sai da célula, dizemos que ela apresenta permeabilidade seletiva.

O citoplasma, por sua vez, é uma região delimitada pela membrana plasmática. Essa região é constituída por uma matriz, denominada de citosol, que contém substâncias como aminoácidos, nutrientes energéticos e íons. Imersas nessa matriz estão as organelas celulares, estruturas responsáveis por controlar as diversas atividades da célula.

O que são as organelas celulares?

As organelas celulares são estruturas que funcionam como pequenos órgãos no interior da célula. Cada organela realiza uma determinada função e é essencial para o funcionamento adequado da célula. Existem várias organelas celulares, destacando-se:

Percebe-se, portanto, que, apesar de pequenas, as células apresentam uma variedade de estruturas e processos bioquímicos complexos que são essenciais para a manutenção da vida. Sem o desenvolvimento dessas pequenas estruturas, a vida não seria possível.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Pleonasmos Viciosos

Fique esperto!

Enem

Dinossauros

Você Sabia?

Curiosidades