Texto -A +A

O que é carboidrato?

O que é Biologia?

Os carboidratos são importantes fontes de energia, além de serem componentes estruturais de células e participarem da composição do DNA e RNA.
Publicidade

Os carboidratos são as principais fontes de energia de uma célula, além de fazerem parte da composição de ácidos nucleicos e da parede celular. Chamadas também de glicídios, essas substâncias são encontradas geralmente em alimentos de origem vegetal, como batatas e feijão. As plantas normalmente acumulam carboidratos na forma de amido.

Podemos classificar os glicídios em três grupos, utilizando como critério seu tamanho e organização: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Os monossacarídeos, também chamados de açúcares simples, são classificados de acordo com o número de carbonos que possuem em sua molécula, que apresenta fórmula geral (CH2O)n. Temos, então, as trioses com três, as tetroses com quatro, as pentoses com cinco, as hexoses com seis e as heptoses com sete átomos de carbono.

Como exemplo de monossacarídeo devemos destacar duas pentoses que participam da formação do DNA e RNA: a desoxirribose e a ribose, respectivamente. Além disso, temos a glicose e a frutose, duas hexoses extremamente importantes para os seres vivos.

Os dissacarídeos caracterizam-se por possuírem duas moléculas de monossacarídeos e serem solúveis em água. Entre os principais exemplos, podemos citar a sacarose, que é resultado de uma molécula de glicose com uma de frutose. Além da sacarose, temos a lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose).

Uma característica importante dos dissacarídeos é que eles precisam ser quebrados para sua utilização como fonte de energia, diferentemente dos monossacarídeos.

Os polissacarídeos são formados pela junção de vários (centenas e até milhares!) monossacarídeos, além de, diferentemente dos dissacarídeos, não serem solúveis em água. Essa insolubilidade é importante para diversos organismos, como artrópodes, por exemplo, que possuem um exoesqueleto totalmente formado por um polissacarídeo (quitina) que os protege contra a dissecação.

Além da quitina, podemos citar como exemplos de polissacarídeos:

- Celulose: Componente principal da parede celular das células vegetais;

-Amido: Principal reserva de energia dos vegetais e algas;

- Glicogênio: Carboidrato de reserva encontrado em animais.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Pleonasmos Viciosos

Fique esperto!

Enem

Dinossauros

Você Sabia?

Curiosidades