Texto -A +A

O que é o câncer?

O que é Biologia?

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo e possui como causas fatores internos e externos, tais como a exposição às substâncias tóxicas e mutações genéticas.
Publicidade

O câncer pode ser definido como uma multiplicação desordenada de células. Diferentemente das células normais que possuem uma divisão mais lenta, as células cancerosas podem dividir-se de maneira indefinida e rapidamente. Em razão dessa divisão exagerada, essas células acabam se acumulando e formando tumores, que também recebem o nome de neoplasmas malignos.

Acredita-se que a célula sofra alguma modificação que altera a sua estrutura genética, fazendo com que ela comece a multiplicar-se e a originar várias e várias células alteradas. Com o tempo, pode ocorrer metástase, que se caracteriza pela migração das células cancerosas para outra parte do corpo.

Em virtude da grande variedade de células do corpo, o câncer pode ocorrer de maneiras diferentes. Chamamos de carcinoma o câncer que ocorre em tecidos epiteliais. Esse tipo é mais comum em pessoas adultas. Já aqueles que ocorrem em tecidos conjuntivos recebem o nome de sarcoma e acometem mais as crianças. Os linfomas e leucemias são considerados subtipos de sarcomas.

O câncer pode ocorrer em qualquer parte do corpo e pode atingir pessoas de qualquer faixa etária. Normalmente quando atinge adultos, o câncer surge em resposta a algum fator ambiental, como o câncer de pulmão que aparece em resposta aos vários anos de exposição às substâncias tóxicas do cigarro. Outro exemplo é o câncer de pele, que surge em virtude da exposição frequente ao sol.

Diversas são as causas que podem desencadear um câncer, entre elas, podemos citar:

- Radiação;

- Vírus;

- Substâncias químicas;

- Mutações genéticas;

- Condições imunológicas;

- Hormônios.

Os tratamentos são variados e dependem da gravidade do câncer e da condição em que se encontra cada paciente. Entre os principais tratamentos, podemos citar a quimioterapia, a radioterapia, o transplante de medula óssea e a cirurgia.

É importante lembrar sempre de fazer exames periódicos, uma vez que o diagnóstico precoce pode ser essencial para salvar uma vida. Além disso, hábitos de vida saudáveis, como não fumar, não beber, comer alimentos saudáveis, ter relações sexuais protegidas e proteger-se do sol, são essenciais para evitar diversas doenças.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Mito ou Verdade?

Fuvest 2018

Fuvest

Operação Valquíria

Curiosidades

Você Sabia?