Texto -A +A

O que é cadeia trófica?

O que é Biologia?

Compreender o que é a cadeia trófica é essencial para aprofundar-se nos estudos de Ecologia.
Publicidade

A cadeia trófica, também chamada de cadeia alimentar, pode ser definida como uma sequência linear da transferência de matéria e energia em um ecossistema. Essa transferência sempre se inicia por um produtor e finaliza-se em um decompositor.

Componentes da cadeia trófica

As cadeias tróficas são compostas por organismos que podem ser enquadrados em três categorias:

  • Produtores: Organismos capazes de produzir seu alimento, ou seja, seres autotróficos. Eles são sempre encontrados no início da cadeia trófica e normalmente são representados por organismos fotossintetizantes. Como exemplo de produtores, podemos citar as plantas e as algas.

  • Consumidores: Organismos que se alimentam de outros organismos, ou seja, seres heterotróficos. Os consumidores podem ser classificados em consumidores primários, secundários, terciários etc. Os consumidores primários são aqueles que se alimentam de produtores; os secundários alimentam-se dos primários; os terciários alimentam-se dos secundários e assim por diante.

  • Decompositores: Organismos que realizam decomposição, um processo em que esses seres retiram da matéria orgânica a energia necessária para sua sobrevivência e devolvem importantes substâncias para o meio. Como exemplo de organismos decompositores, podemos citar os fungos e as bactérias.

    É importante destacar que os organismos decompositores atuam em todos os seres vivos da cadeia e, por isso, muitas vezes, não são representados esquematicamente.

A cadeia trófica inicia-se com o produtor e finaliza-se com o decompositor, que nem sempre é representado
A cadeia trófica inicia-se com o produtor e finaliza-se com o decompositor, que nem sempre é representado

Os componentes das cadeias tróficas possuem necessidades alimentares em comum. Os produtores de um ecossistema, por exemplo, são autotróficos, e os consumidores primários alimentam-se dos produtores. A cada grupo de organismos que apresentam essas necessidades semelhantes damos o nome de nível trófico.

A cadeia trófica não representa adequadamente um ecossistema

Como dito anteriormente, as cadeias tróficas são lineares, o que não mostra a verdadeira complexidade de um ecossistema. Em um dado ambiente, um animal pode ser, por exemplo, um consumidor terciário e também secundário. Sendo assim, a representação mais adequada da complexidade de um ecossistema é a teia alimentar.

As teias alimentares mostram várias cadeias tróficas interligadas e ocorrendo ao mesmo tempo. Assim sendo, são mais complexas que a cadeia, pois mostram a transferência de matéria e energia em várias direções.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Mito ou Verdade?

Fuvest 2018

Fuvest

Operação Valquíria

Curiosidades

Você Sabia?