Texto -A +A

O que é bolo alimentar?

O que é Biologia?

Entender o que é o bolo alimentar é importante para compreender melhor o processo de digestão dos alimentos no organismo.
Publicidade

No processo de digestão, o alimento ingerido é quebrado em partículas menores para que possa ser aproveitado pelas células. Durante o processo, diversas estruturas atuam para degradar o alimento, como os dentes. Além disso, várias enzimas estão presentes, tais como a amilase salivar e a pepsina. O processo de digestão inicia-se na boca, local onde, no processo de mastigação, é formado o chamado bolo alimentar.

O que é e como é formado o bolo alimentar?

O alimento, ao chegar à boca, já inicia o processo de digestão. Primeiramente, ele é quebrado pelos dentes e começa a ser misturado, com a ajuda da língua, à saliva, que provoca sua umidificação. A saliva possui uma enzima chamada de amilase salivar, muco, sais e outras substâncias. Em virtude da presença da amilase, que é capaz de quebrar o amido, a digestão dos carboidratos inicia-se na boca.

Com a ação da saliva, da língua e dos dentes, o alimento torna-se uma pasta mole, que recebe o nome de bolo alimentar. O bolo alimentar é o nome dado, portanto, ao alimento mastigado e misturado à saliva.

Qual é o caminho percorrido pelo bolo alimentar?

O bolo alimentar é formado na boca e impulsionado pela língua para a faringe. Da faringe, o bolo segue para o esôfago e, por intermédio dos movimentos peristálticos, é levado até o estômago. O processo responsável por levar o bolo alimentar da boca ao estômago é chamado de deglutição.

A língua empurra o alimento em direção à faringe
A língua empurra o alimento em direção à faringe

No estômago, o bolo alimentar sofre a ação de substâncias presentes no suco gástrico secretado por células da parede do próprio estômago. O bolo alimentar, após entrar no estômago, onde é parcialmente digerido e transformado em uma massa semilíquida e com pH ácido, passa a ser chamado de quimo,

O quimo então segue para o intestino delgado, onde sofre a ação de enzimas do suco entérico e do suco pancreático. Após a ação dessas enzimas, o quimo torna-se um líquido esbranquiçado, que é denominado de quilo. Depois da passagem pelo intestino delgado, o que não foi aproveitado pelo organismo segue para o intestino grosso, onde se formarão as fezes, que, posteriormente, serão eliminadas no processo de defecação.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Dica de Português

Vestibulares 2018

Agenda

Pleonasmos

Dicas de Física

Diretas Já