Texto -A +A

O que é autotrófico e heterotrófico?

O que é Biologia?

O ser autotrófico é capaz de produzir seu próprio alimento, diferentemente do ser heterotrófico.
Publicidade

Todas as vezes que nos deparamos com a descrição de um grupo de seres vivos, observamos que eles são classificados em seres autotróficos e seres heterotróficos. Essa classificação é baseada na forma de nutrição de cada organismo.

A nutrição autotrófica (auto = próprio; trofo= alimento) é aquela em que o ser vivo produz seu próprio alimento, ou seja, ele é capaz de produzir moléculas orgânicas que lhe servem de alimento a partir de substâncias inorgânicas que ele retira do meio em que vive.

O principal processo para obtenção de alimento por seres autotróficos é a fotossíntese. Nesse processo, o ser vivo produz substâncias orgânicas utilizando como reagentes o gás carbônico e a água, produzindo glicídios e gás oxigênio. Esse processo só ocorre na presença de energia luminosa.

Observe abaixo a equação geral da fotossíntese:

CO2+H2O+ energia luminosa → Glicídio + O2+ H2O

São exemplos de seres autotróficos as plantas, algas e algumas bactérias. Esses seres também podem ser chamados de produtores, pois são eles que fornecem a energia para os outros seres vivos.

A nutrição heterotrófica é aquela em que o ser vivo necessita de obter matéria orgânica do meio externo, ou seja, não é capaz de produzi-la. Nesse caso, esses seres precisarão se alimentar de outro ser vivo.

São exemplos de seres heterotróficos todos os animais, fungos, algumas bactérias e alguns protozoários. Esses seres também podem ser chamados de consumidores ou decompositores, pois eles retiram seu alimento comendo outro ser vivo ou decompondo a matéria orgânica morta respectivamente.

Pesquisadores acreditam que os primeiros seres vivos foram seres autotróficos, provavelmente uma bactéria. Eles afirmam que na Terra primitiva não era possível obter matéria orgânica para o desenvolvimento dos primeiros seres vivos. Provavelmente a primeira bactéria utilizou sulfeto de hidrogênio e compostos de ferro para a produção das substâncias orgânicas, uma vez que essas substâncias eram abundantes na Terra primitiva. Essa é a hipótese mais aceita atualmente, entretanto diversas hipóteses existem para explicar a origem da vida no planeta.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Dica de Português

Redação

Redação

Baleia Azul

Baleia Azul

Por que vacinar?

Atualidades