Texto -A +A

O que é alelo?

O que é Biologia?

Compreender o que é alelo é fundamental para entender como as características são passadas para os descendentes.
Publicidade

Ao estudar Genética, alguns termos aparecem com frequência e são extremamente importantes para a compreensão de alguns processos. Um desses termos é o alelo, um conceito que se refere às diferenças entre os genes e que está diretamente ligado a outros dois importantes pontos da Genética: organismos homozigotos e heterozigotos.

O que são alelos?

Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.

Em organismos diploides, como os humanos, os cromossomos provêm dos progenitores, sendo um grupo oriundo da mãe e outro oriundo do pai. Analisando os genes de um indivíduo, podemos perceber, por exemplo, que nos cromossomos homólogos provenientes da mãe pode haver um gene A para determinada característica, e nos provenientes do pai pode ser encontrado um gene a. Apesar de A e a serem o mesmo gene, eles apresentam-se modificados, determinando algumas alterações para a mesma característica. Sendo assim, A e a são os alelos.

É importante frisar que os alelos são sempre representados por letras. O alelo é representado por letra minúscula quando é recessivo, ou seja, quando se expressa apenas aos pares (Ex.: aa). Já o alelo dominante é representado por letra maiúscula e expressa-se mesmo em dose simples (Ex.: AA ou Aa).

Observe que nos cromossomos homólogos existem alelos para uma mesma característica ocupando o mesmo loco
Observe que nos cromossomos homólogos existem alelos para uma mesma característica ocupando o mesmo loco

O que é homozigoto?

Denomina-se de homozigoto, ou puro, aquele indivíduo que apresenta uma característica determinada por alelos iguais. Com base no exemplo do gene A, um indivíduo homozigoto pode ser AA ou aa. Nesses casos, é possível perceber que o indivíduo apresenta apenas um tipo de gameta, ou seja, caso um homem seja AA, seus espermatozoides carregarão o alelo A.

O que é heterozigoto?

Denomina-se de heterozigoto, ou híbrido, o indivíduo que possui uma determinada característica condicionada por dois alelos diferentes. Assim sendo, para o gene A, um indivíduo heterozigoto pode ser representado por Aa. Nesse caso, ocorre a formação de dois tipos de gameta, ou seja, se o indivíduo em questão for um homem Aa, ele poderá produzir espermatozoides que carregarão o alelo A ou o alelo a.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Mito ou Verdade?

Fuvest 2018

Fuvest

Operação Valquíria

Curiosidades

Você Sabia?