Texto -A +A
Em 07/08/2017 00h01, atualizado em 16/08/2017 14h55

Inscrições abertas para o Encceja Nacional 2017

Notícias

Cadastros para certificação dos ensinos fundamental em médio podem ser feitos até dia 18/08. Por Lorraine Vilela Campos
Publicidade

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 foram abertas nesta segunda-feira, 7 de agosto. O cadastro poderá ser feito até às 23h59 do próximo dia 18. 

Inscreva-se nesta página

Entenda como funciona o Encceja

Estudantes que desejam obter o certificado do ensino fundamental precisam ter 15 anos até o dia do Encceja, enquanto a certificação para o ensino médio é destinada aos participantes com 18 anos. 

Provas

O Encceja Nacional estava marcado para o 8 de outubro, mas o Ministério da Educação (MEC) informou a alteração da data da provas para o dia 22 do mesmo mês. 

Saiba o que estudar para conseguir o certificado do Encceja 2017

Os estudantes que fazem a prova para obter o certificado do ensino fundamental contarão com 30 questões sobre Ciências Naturais, História e Geografia no período da manhã, enquanto outras 30 perguntas serão aplicadas à tarde sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática. 

As provas para o certificado do ensino médio serão constituídas de 30 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, aplicadas durante a manhã, além de 30 sobre Linguagens e Códigos e suas Tecnologias  e Matemática e suas Tecnologias durante a tarde. 

A redação do Encceja será aplicada para todos os estudantes, independente do nível de certificação. A produção textual vale de 0 a 10 e será realizada no período da tarde. 

Diferente dos concursos e vestibulares, no Encceja não é permitido levar o caderno de provas ao final do exame. 

Como obter o certificado?

O estudante precisa ter média de 5 pontos na redação e pontuação mínima de 100 nas provas objetivas do Encceja para conseguir o certificado. Cada prova de múltipla escolha tem nota máxima de 200 pontos. 

Os estudantes que fizerem o Encceja e obtiverem a pontuação necessária deverão procurar as Secretarias de Educação ou instituições conveniadas para solicitar o certificado. Caso o participante não atinja a nota total para a certificação, mas tenha conseguido a média de uma ou mais provas, basta pedir a declaração de proficiência para que não seja preciso fazê-las no próximo exame. 

Mais informações neste artigo do Brasil Escola ou na página oficial do Encceja

Publicidade

Erros Comuns na Regra de Três

Fuvest 2018

Fuvest

Danos Morais

Curiosidades

Você Sabia?