Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Encceja 2017: Inep modifica horário das provas do exame

Modificações foram feitas por conta do Horário de Verão que estará vigente em alguns estados.

Em 14/09/2017 13h49 , atualizado em 14/09/2017 13h49
Crédito da Imagem: encceja

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na noite de ontem, 13 de setembro, os novos horários de aplicação das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Saiba o que é o Encceja

Confira o material de estudo para o Encceja

O motivo da mudança dos horários é a vigência do Horário de Verão em alguns estados, o que gera uma diferença de até três horas no Acre, por exemplo, o que tornaria o início das provas ainda de madrugada. 

A abertura dos portões e o início do Encceja, em cada turno, sofreu o adiamento de uma hora. Confira abaixo os novos horários, lembrando que o cronograma segue o horário de Brasília:

Manhã

Abertura dos Portões: 8h
Fechamento dos Portões: 8h45
Início das Provas: 9h
Término das Provas: 13h

Tarde

Abertura dos Portões: 14h30
Fechamento dos Portões: 15h15
Início das Provas: 15h30
Término das Provas: 20h30

 

Encceja 2017

O Encceja Nacional 2017 será realizado no dia 22 de outubro. O exame é utilizado para a certificação do ensino fundamental e, a partir deste ano, voltou a ser usado para a conclusão do ensino médio. Entre 2009 e 2016 o certificado do ensino médio era obtido pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

O Encceja do ensino fundamental contará com 30 questões sobre Ciências Naturais, História e Geografia no período da manhã, e outras 30 perguntas à tarde sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já o Encceja do ensino médio terá 30 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, aplicadas pela manhã, além de 30 sobre Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias durante a tarde.

Todos os participantes, independente do nível, farão a redação à tarde. Esta prova vale de 0 a 10 e a média necessária para aprovação é de 5 pontos. 

Nas provas objetivas, cada área permite que o estudante atinja até 200 pontos. Para obter o certificado, o participante precisa alcançar a média de 100 pontos em cada uma. 

Caso o participante consiga a pontuação necessária em uma ou mais disciplinas, mas não atinja a média em todas, basta solicitar a declaração de proficiência. Com o documento, o estudante fará o Encceja 2018 apenas nas áreas em que precisa atingir a nota necessária. 

As solicitações de certificados e declarações de proficiência devem ser feitas nas Secretarias de Educação e instituições conveniadas ao Inep para a emissão do documento do Encceja. 

Balanço do Encceja

No Encceja 2017 do ensino fundamental, a predominância é de participantes de 31 a 40 anos. Foram registradas 301.583 inscrições para a certificação deste nível escolar. 

Já para o Encceja do ensino médio, o maior número de inscrições veio de jovens de 23 a 30 anos. O Inep contabilizou 1.272.279 participantes inscritos. 

Mais informações no site do Encceja e no artigo do Brasil Escola

PUBLICIDADE