Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Encceja 2017: Inep altera data das provas novamente

Exame seria realizado em 22 de outubro e foi adiado para o dia 19 de novembro.

Em 19/09/2017 13h23 , atualizado em 19/09/2017 13h41
Crédito da Imagem: encceja

PUBLICIDADE

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) teve sua data de aplicação alterada novamente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 19 de setembro, que as provas serão realizadas em 19 de novembro. 

Entenda o Encceja

O Encceja já havia passado por uma mudança de cronograma anteriomente, sendo a última data definida para aplicação o dia 22 de outubro. O Inep informou que a alteração para 19 de novembro foi por conta de um atraso na homologação da licitação, motivo que impossibilitou a distribuição dos participantes nos locais de prova dentro do previsto. 

Houve alteração também no cronograma do Encceja para privados de liberdade. As provas serão realizadas nos dias 21 e 22 de novembro, nas unidades prisionais e instituições socioeducativas. 

Novos horários

Na última semana, o Inep informou os novos horários de aplicação do Encceja. O motivo da mudança foi a vigência do horário de Verão em diversos estados, o que faria com que as provas começassem ainda de madrugada em locais como o Acre, onde nesta época do ano a diferença chega a três horas a menos que Brasília. 

Confira abaixo os novos horários do Encceja:

Manhã

Abertura dos Portões: 8h
Fechamento dos Portões: 8h45
Início das Provas: 9h
Término das Provas: 13h

Tarde

Abertura dos Portões: 14h30
Fechamento dos Portões: 15h15
Início das Provas: 15h30
Término das Provas: 20h30

 

Encceja

O Encceja é uma forma de obter a certificação do ensino fundamental e, a partir deste ano, volta a ser usado para a conclusão do ensino médio. Entre 2009 e 2016 o certificado do ensino médio era possível pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Encceja do ensino fundamental terá 30 questões sobre Ciências Naturais, História e Geografia no período da manhã, e outras 30 perguntas à tarde sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática. 

Já o Encceja do ensino médio será composto por 30 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, aplicadas pela manhã, além de 30 sobre Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias durante a tarde.

Todos os participantes, independente do nível, terão que fazer a redação à tarde. Esta prova vale de 0 a 10 e a média necessária para a certificação é de 5 pontos. 

Nas provas objetivas, cada área dá a possibilidade de que o estudante alcance até 200 pontos. Para obter o certificado, o participante precisa conseguir a média de 100 pontos em cada uma. 

Se o participante conseguir a pontuação necessária em uma ou mais disciplinas, mas não alcançar a média em todas, é possível pedir a declaração de proficiência. Com o documento, o estudante fará o Encceja 2018 apenas nas áreas em que precisa obter a nota necessária. 

As solicitações de certificados e declarações de proficiência são feitas nas Secretarias de Educação e instituições conveniadas ao Inep para a emissão do documento do Encceja. 

Balanço

O Encceja para o ensino fundamental registrou 301.583 inscrições. A predominância é de participantes de 31 a 40 anos. 

No Encceja para o ensino médio, foram registradas 1.272.279 inscrições. O maior número de inscritos está na faixa dos 23 aos 30 anos. 

Mais informações no site do Encceja e no artigo do Brasil Escola

PUBLICIDADE