Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Acabam às 23h59 desta sexta-feira (18) as inscrições do Encceja 2017

Idade mínima para o nível fundamental é de 15 anos, enquanto o médio exige pelo menos 18 anos.

Em 18/08/2017 00h01
Crédito da Imagem: encceja

PUBLICIDADE

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 chegam ao fim às 23h59 desta sexta-feira, 18 de agosto. O cadastro é online e totalmente gratuito. 

Faça sua inscrição no Encceja 2017

Saiba como é o Encceja

Para o ensino fundamental, o Encceja recebe inscrições de pessoas com 15 anos ou mais que não tenham terminado os seus estudos. Já no ensino médio, a participação é voltada para quem tem 18 anos ou mais. Vale lembrar que o participante precisa ter a idade mínima no dia da aplicação da prova e não no ato da inscrição. 

O Encceja mede os conhecimentos dos estudantes que por alguma forma não concluíram os estudos dentro da idade prevista para cada nível: fundamental ou médio, facilitando a sua formação por meio da prova aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Provas

Com a alteração do cronograma pelo Inep, o Encceja Nacional será realizado em 22 de outubro, nos dois turnos. 

Os participantes do nível fundamental contarão com 30 questões sobre Ciências Naturais, História e Geografia no período da manhã, e outras 30 perguntas na parte da tarde sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática. 

Saiba o que estudar para obter o certificado do Encceja

Já os participantes do nível médio terão 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias na parte da manhã e de 30 sobre Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias durante a tarde.

A redação é obrigatória para o ensino fundamental e também para o médio. A produção textual será realizada exclusivamente no período da tarde. 

Diferente de outros exames, no Encceja o participante não pode levar o caderno de questões ao final da prova. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Certificação

Os participantes do Encceja precisam alcançar média 5 na redação, sendo a pontuação da produção textual de 0 a 10. Já nas provas objetivas, a nota máxima é 200 e o estudante precisa obter 100 para a certificação. 

Quem conseguir a pontuação mínima necessária para a certificação deve procurar as Secretarias de Educação e instituições conveniadas para solicitar o certificado de conclusão. Caso o estudante obtenha a nota apenas em algumas provas, ele deve procurar os mesmos locais e pedir a declaração de proficiência para que essas disciplinas sejam anuladas no próximo Encceja. 

Entre os anos de 2009 e 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) substituiu o Encceja Nacional para o ensino médio. Como o Inep considerou que o Enem passou a ser focado na entrada em universidades e não na avaliação dos conhecimentos de quem pretende terminar os estudos, o Encceja voltou a ser o método de certificação dos jovens com mais de 18 anos. 

Privados de Liberdade

O edital do Encceja Nacional para Privados de Liberdade já está disponível para consulta. Os responsáveis pedagógicos dos participantes devem inscrevê-los entre 28 de agosto e 8 de setembro. 

As provas serão aplicadas nas unidades prisionais e o socioeducativas e o conteúdo será o mesmo dos demais participantes. 

Material de Estudo

O Inep disponibilizou o download dos cadernos de estudos para o Encceja. O material é gratuito e pode ser acessado neste link. Os arquivos estão separados por área e também há conteúdo para os professores. 

Mais informações no artigo do Brasil Escola sobre o Encceja e no site do Exame

PUBLICIDADE