Texto -A +A

Fração

Matemática

Publicidade

Fração é a representação da parte de um todo (de um ou mais inteiros), assim, podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica, com ela podemos efetuar todas as operações como: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação.


Dessa forma, toda fração pode ser representada em uma reta numerada, por exemplo, 1/2 (um meio) significa que de um inteiro foi considerada apenas a sua metade, portanto, podemos dizer que em uma reta numerada a fração 1/2 estará entre os números inteiros 0 e 1.

Por ser uma forma diferente de representação numérica, a fração irá possui uma nomenclatura específica e poderá ser escrita em forma de porcentagem, números decimais (números com vírgula) e números mistos.

Assim, podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria a representação numérica que esse pedaço e o resto do bolo representaria? Foi a necessidade de criar uma representação numérica para as partes de um inteiro que proporcionou o surgimento dos números fracionários que iremos estudar nesta seção.

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática

 

Artigos Fração

Adição e subtração de fração

Comparação de Fração

Divisão com frações

Publicidade

Fração e as Operações Matemáticas

Fração e Porcentagem

Fração Equivalente

Multiplicação com Fração

Nomenclatura de fração

Número misto

Potenciação de Frações Algébricas

Problemas envolvendo números fracionários

Redução de fração ao mesmo denominador

Simplificação de fração

Tipo de fração

Publicidade
Últimas Notícias