Texto -A +A

Ouvir rádio para aprender inglês

Inglês

Ouvir rádio para aprender inglês está entre as dicas para quem estuda esse idioma e busca alcançar a fluência.
Publicidade

Quando estudamos inglês, estamos sempre à procura de novos meios de aprendizagem que possam facilitar nosso estudo. Às vezes, alcançar a fluência parece impossível, mas persistimos na busca pela pronúncia perfeita, pelo aprendizado excelente, pelo vocabulário adequado etc.

Um recurso que é muito válido como auxiliador nessa busca é o rádio! Isso mesmo! O rádio é uma excelente ferramenta de aprendizagem, uma vez que nós não precisamos parar as nossas atividades para ouvi-lo; pelo contrário, enquanto trabalhamos, fazemos deveres domésticos, entre outras tarefas, podemos estar sintonizados em qualquer estação de rádio.

► Por que o rádio pode ser uma grande ferramenta para aprender inglês?

Além da flexibilidade, ao ouvir rádio em inglês, temos acesso a uma gama de palavras e de expressões típicas desse idioma. Pense bem: onde, aqui no Brasil, você encontrará pessoas falando o inglês natural, o inglês verdadeiro, real, o inglês falado como nós falamos o português com nossos amigos e familiares? A não ser que tenha alguma Conferência Internacional ou algo como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas, é raríssimo ter acesso a conversas mais “naturais”, digamos assim, em inglês.

Ouvir rádio em inglês contribui para aquisição de proficiência nesse idioma, ajuda também quem já possui fluência a não perdê-la e no aprendizado de quem está no começo de seus estudos, mesmo que não se entenda tudo o que é dito.

► Rádio versus Filmes e Seriados

Diferentemente de filmes e seriados, onde os textos são todos “quadrados”, editados e contextualizados, no rádio tudo flui de maneira real e espontânea. É claro que assistir a filmes e seriados é sempre uma ajuda para quem está aprendendo o idioma, mas ainda assim seu roteiro é limitado aos contextos construídos pelas tramas. O importante aqui é perceber a diferença entre lidar com um inglês, digamos, “enlatado” e um inglês livre de qualquer edição, encontrado em si mesmo pelas pessoas que o usam naturalmente todos os dias.

► Rádios em aplicativos para celular

Antigamente não tínhamos acesso a esse tipo de conteúdo ou, para possuí-lo, era bem mais complicado. Hoje em dia, isso não é um problema, pois podemos ter acesso a todas as rádios do mundo por meio de aplicativos em nosso celular. Com as facilidades da tecnologia, temos que aprender a utilizar esses recursos em nosso beneficio.

Por meio desses aplicativos de celular, temos a opção de escolher o país, estado, cidade e até mesmo o bairro de onde se deseja ouvir a rádio. Se você quiser conhecer o inglês falado na Nova Zelândia, por exemplo, poderá optar por ouvir as rádios desse país. Os aplicativos possuem opções para rádios tanto das capitais e grandes cidades como dos interiores mais remotos, como Stratford-upon-avon, que é uma cidade da Inglaterra. Veja algumas sugestões de aplicativos:

  1. XiiaLive

  2. Jango Radio

  3. Tuneln Radio

Antes de achar que ouvir rádio não serve de ajuda para seus estudos, dê uma chance a essa ferramenta! Ouça pelo menos uma vez antes de abandonar a ideia. Imagine as pessoas ligando na rádio, dando suas opiniões, participando e pedindo músicas assim como fazemos aqui no Brasil! É uma oportunidade única para quem ainda não viajou para o exterior conhecer um pouquinho da cultura, dos sotaques, dos gostos e manias de quem fala a língua inglesa.


Por Janaína Mourão
Graduada em Letras - Inglês

Publicidade

Dica de matemática

Vagas remanescentes

FIES

Curiosidades

Geografia

Você Sabia?