Texto -A +A

Dicas para melhorar seu inglês

Inglês

Algumas dicas para melhorar seu inglês podem fazer toda a diferença para adquirir fluência na língua e aumentar o interesse pelos estudos.
Publicidade

Algumas dicas nunca são demais para quem estuda inglês, deseja ter fluência nesse idioma, quer assistir a filmes e seriados no original com mais tranquilidade, ler aquele livro que vai demorar uma eternidade para ser traduzido para o português, entre outras situações. Pensando nisso, apresentaremos algumas recomendações, independentemente de seu objetivo final, que vão ajudá-lo(a) a não desanimar e dar um “up” em seus estudos! Confira!

Dicas para melhorar seu inglês

Sem traduções!

Não é legal ficar tentando traduzir tudo o que você lê, ouve ou assiste em inglês. Quando for ler um livro, por exemplo, ESCOLHA UMA LEITURA QUE ESTEJA NIVELADA COM SEU CONHECIMENTO DA LÍNGUA para que ela possa fluir mais rapidamente e ser prazerosa. Da mesma forma, quando for assistir a um filme com o intuito de aprender e conhecer mais sobre a língua inglesa, concentre-se no idioma e procure um filme menos complexo ou que seja compatível com o que você já sabe.

Assistir a desenhos em inglês é muito bom para quem está começando e até para quem já possui certo conhecimento, pois seus dizeres simples fazem com que o aprendiz tenha maior percepção do que está sendo dito em relação às ações apresentadas.

Leia para o espelho!

A leitura deve ser sua aliada na busca da PRONÚNCIA PERFEITA! Ler para o espelho vai ajudá-lo(a) a adquirir confiança na fala. Por isso, leia em voz alta e ouça sua voz! Quando lemos para nós mesmos em nosso próprio idioma, identificamos nossos erros e percebemos na hora algo que pode ser melhorado. No inglês, é da mesma forma, pois, ao ouvir sua própria voz, VOCÊ PERCEBERÁ SEUS ERROS DE PRONÚNCIA E PODERÁ BUSCAR MANEIRAS EFICAZES PARA MELHORAR o que não está bom.

 Muitos adolescentes morrem de medo de serem apontados pelo professor para fazer uma leitura em sala de aula, principalmente se a matéria for inglês – alguns até ensaiam em casa para não fazer feio na escola. Para um aprendizado eficiente da língua inglesa, o raciocínio é o mesmo, haja vista que quem deseja aprender a falar o idioma também necessita desse “ensaio”, de prática. Além disso, procure ler jornais, revistas, notícias da internet, pois são textos menores e mais dinâmicos que ajudarão a leitura fluir.

Aprenda novas palavras!

Talvez você não valorize a aquisição de novas palavras da língua inglesa, e isso pode ser um impedimento para que sua fluência torne-se real. Não deixe para aprender palavras em inglês apenas por obrigação na sala de aula ou esporadicamente em vídeos ou músicas que assiste e escuta; pelo contrário, procure você mesmo aprender algumas palavras novas todos os dias. ESTIPULE UMA META DE PALAVRAS E ESTUDE DENTRO DESSA META

 Suponhamos que sua meta seja de duas palavras por dia, então escolha duas palavras que você gostaria de aprender e pratique seu uso em diferentes contextos e frases, veja todas as suas colocações e significados, busque aprendê-las para valer! Após seu estudo, continue usando-as sempre, faça isso com outras e outras mais até que seu vocabulário expanda-se gradativamente. Sabia que, com apenas 2.000 palavras (as mais usadas), VOCÊ CONSEGUE FALAR INGLÊS COM FLUÊNCIA? Se você estipular uma meta de seis palavras por dia, em um ano você terá mais de 2.000 palavras, o que fará de você uma pessoa fluente em inglês, com um vocabulário limitado, mas fluente!

Ouça em inglês!

Para poder falar corretamente, é preciso OUVIR CORRETAMENTE. Por isso, é de suma importância para quem deseja adquirir a pronúncia correta da língua inglesa ouvir pessoas nativas do inglês conversando. Veja, principalmente, notícias de jornais ao vivo, programas de TV ao vivo, ouça rádios, todos esses meios servem de ajuda para quem precisa conhecer bem o idioma para começar a falar. Existem alguns cursos de inglês on-line que disponibilizam professores nativos para dialogarem com os alunos. Essa interação também é muito válida para o aprendizado da língua.

Pratique!

O segredo de tudo está na prática! Você pode aprender o que quiser se praticar. COMO PRATICAR O INGLÊS? Qualquer tipo de prática é válida! Converse sozinho em casa, fale com pessoas que falam inglês e ESCREVA EM INGLÊS. A escrita é uma ótima maneira de adquirir prática em inglês, pois, ao escrever, você está materializando seu aprendizado. Para qualquer pessoa que precisará fazer alguma prova ou exame em inglês, praticar a escrita é muito importante.

Além disso, busque confiança para falar com um nativo e fale! Conversar com nativos dará a você segurança, além de aumentar o nível de aprendizado, pois, quando você erra, a pessoa sempre lhe instrui educadamente a não falar de tal maneira ou a não utilizar tal palavra em certa colocação.


Por Janaína Mourão
Graduada em Letras - Inglês

Publicidade

Dica de matemática

Encceja

Encceja

Curiosidades

Geografia

Você Sabia?