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Adjectives

Adjetivos são palavras que expressam qualidades das coisas. Essa categoria acompanha substantivos e pronomes nas frases, tendo as funções atributiva ou predicativa.

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Os adjetivos (adjectives) compõem uma categoria que acrescenta um valor aos substantivos (noun) que os acompanham. Normalmente, eles têm duas funções na frase: atributiva ou predicativa. Acrescenta-se a isso a ideia de que os adjetivos em inglês também podem variar gradativamente, isto é, nas estruturas comparativas ou superlativas. No entanto, os adjetivos não variam nem em número e nem e gênero, diferentemente do que ocorre no português.

Por fim, os aprendizes de língua inglesa questionam-se sobre a ordem do adjetivo no grupo nominal, pois o adjetivo vem antes do substantivo que modifica (qualifica). Consequentemente, para que não restem mais dúvidas sobre o uso dos adjetivos em inglês, abordaremos nos tópicos seguintes o uso dos adjetivos e como classificá-los via exemplos.

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Os adjectives qualificam os substantivos que acompanham.
Os adjectives qualificam os substantivos que acompanham.

Saiba mais: Qual é a diferença entre to e for?

Tópicos deste artigo

Como usar os adjectives?

Para saber como usar os adjetivos em inglês, é importante ter em mente duas coisas:

I. Se for um adjetivo atributivo|1|, virá antes do substantivo que modifica.

II. Se for um adjetivo predicativo, virá depois do verbo de ligação, como os verbos be (ser, estar), seem (parecer), become (tornar-se), get (tornar-se) etc.

Observe os exemplos:

1. A new house. 
Uma casa nova.

2. The house is new.
A casa é nova.

3. It is a new house.
É uma casa nova.

No terceiro exemplo, o adjetivo aparece depois do verbo de ligação be, mas está acompanhando o substantivo house, logo, ele é um adjetivo atributivo.

É importante ressaltar que alguns adjetivos só podem ocupar a função de predicativo|2|:

Asleep, awake, alive, afraid, ashamed, alone, alike, pleased, glad, content, upset, well, fine, ill etc.

Por exemplo:

He is not awake.

Ele não está acordado.

No entanto, se o adjetivo vier modificado por um advérbio (adverb), também poderá ter a função atributiva:

He is quite awake.

Ele está bem acordado.

Logo, a maioria dos adjetivos predicativos do quadro anterior pode ocupar a função atributiva, se esses estiverem acompanhados por algum advérbio.

Além disso, é importante reforçar que os adjetivos são essas palavras valorativas, que acrescentam conteúdo ao discurso e modificam o sentido de um determinado substantivo, mostrando certas propriedades (idade, origem, cor, tamanho etc.). Por essas palavras modificarem o substantivo, em inglês, devem vir antes do substantivo (caso sejam atributivas) que modificam.

Por essas razões, é importante estar atento ao grupo nominal, porque vários adjetivos podem acompanhar um mesmo substantivo, e, no inglês, esses diferentes adjetivos têm uma ordem específica. É o que veremos no tópico seguinte.

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Classificação dos adjectives

Os adjetivos na língua inglesa podem denotar uma ideia de opinião, forma, objetivo, material, tamanho, entre outros aspectos que modificam a propriedade de uma pessoa, de um objeto, de um lugar etc.

Assim, se temos um adjetivo atributivo que acompanha um substantivo, é importante saber que essa classificação — baseada no sentido — influenciará a posição do adjetivo na frase, se o grupo nominal for formado por mais de um adjetivo.

Dessa forma, quando usamos mais de um adjetivo em uma frase, esse uso deve seguir uma ordem segundo a ideia que tais adjetivos representam, conforme podemos observar no quadro que se segue:

Idea

 

Opinion

Size

Age

Shape

Color

Origin

Material

Purpose

Use

Examples

Nice, wonderful,

clear, important

Large, big, tal,

short

Old, new

Round, square, thin, wide

Red, purple, black,

blue

British, Brazilian

American

Paper, wooden, plastic,

metal

Sleeping, serving, walking

 

Exemplos:

1) A nice big round red wooden table. 
Uma grande e agradável mesa vermelha de madeira redonda.
(opinion + size + shape + color + material + noun/substantive)

2) The new Brazilian song. 
A nova música brasileira.
(age + origin + noun)

3) My mother bought me a cheap large new woolen sleeping bag. 
Minha mãe comprou-me um saco de dormir novo de algodão, grande e barato. (opinion + size + age + material + use + noun)

Não se esqueça de que a tradução de um grupo nominal composto por mais de um adjetivo deve adequar-se ao uso que fazemos da língua portuguesa.

Leia também: Phrasal verbs: o que são e como utilizá-los

Grau dos adjetivos

Outro aspecto importante dos adjetivos é que eles não variam nem em número nem em gênero, diferenciando-se da língua portuguesa. Não podemos falar: two beautifuls skirts (duas saias bonitas). O que marca o plural no inglês, neste caso, é o numeral two e o próprio substantivo skirts.

No entanto, os adjetivos podem variar em grau, quando fazemos comparações em inglês. Estamos falando dos comparative and superlative.

Na forma comparativa, resumidamente, entre duas coisas de um mesmo grupo, utilizamos o more + adjective + than. Se o adjetivo for curto, acrescentamos -er. Para comparar algo com o restante do grupo (superlativo), utilizamos the most + adjective. Se o adjetivo for curto, acrescentamos -est:

Adjective

Comparative

Superlative

Examples

Nice

Nicer

The nicest

  1. Laura is nicer than Júlio.

Laura é mais legal que Júlio.

  1. Laura is the nicest student.

Laura é a aluna mais legal.

Beautiful

More beautiful

The most beautiful

  1. That bicycle is more beautiful than the other.

Aquela bicicleta é mais bonita que a outra.

  1. My bicycle is the most beautiful in the city.

Minha bicicleta é a mais bonita da cidade.

Adjetivos terminados em -ed vs -ing

Devemos falar “some surprising news ou some surprised news?” para expressar a ideia de “algumas notícias surpreendentes”?

Com o intuito de responder a essa pergunta, apontaremos a diferença de sentido entre os adjetivos que terminam em -ing e em -ed (boring/bored, amazing/amazed, concerning/concerned etc.). Aqueles que terminam em -ing passam a ideia da coisa e a nossa opinião sobre ela. Já para os adjetivos terminados em -ed, expressamos a maneira pela qual nos sentimos em relação a alguma coisa. Observe os exemplos:

It was an interesting concert.

Foi um show interessante.

I was not interested in the concert. 

Eu não estava interessado no show.

They gave us a tiring task.

Eles nos deram uma tarefa cansativa.

Claire is tired after the task. 

Claire está cansada depois da tarefa.

Lista de adjetivos

Uma boa maneira de aprender os adjetivos de maneira efetiva é criar uma lista personalizada de adjetivos com a tradução ou exemplos de uso desses.

Observe a seguir uma lista com 40 adjetivos frequentemente utilizados em inglês.

Have fun!

  1. Able

Capaz

  1. Amazing

Maravilhoso

  1. Bad

Ruim

  1. Beautiful

Bonito

  1. Big

Grande

  1. Comfortable

Confortável

  1. Crazy

Louco

  1. Different

Diferente

  1. Difficult

Difícil

  1. Early

Cedo

  1. Easy

Fácil

  1. Few

Pouco

  1. First

Primeiro

  1. Good

Bom

  1. Great

Ótimo

  1. Hard

Duro, difícil

  1. High

Alto

  1. Important

Importante

  1. Interesting

Interessante

  1. Large

Grande

  1. Last

Último

  1. Little

Pequeno

  1. Long

Longo

  1. New

Novo

  1. Next

Próximo

  1. Old

Velho

  1. Other

Outro

  1. Own

Próprio

  1. Perfect

Perfeito

  1. Poor

Pobre

  1. Public

Público

  1. Rich

Rico

  1. Right

Correto

  1. Same

Igual

  1. Short

Curto

  1. Small

Pequeno

  1. Tall

Alto

  1. Wonderful

Maravilhoso

  1. Wrong

Errado

  1. Young

Jovem


Outra maneira de aprender os adjetivos é saber reconhecê-los na fala. Uma dica que pode ajudar-nos nessa tarefa é observar alguns sufixos que são recorrentes para a formação de adjetivos|3|:

-ible/-able

-ic

-ive

-ful

-less

-ous

-ish

-al

Understandable

Compreensível

 

Incredible

Incrível

Economic

Econômico

 

Academic

Acadêmico

Attractive

Atraente

 

Expensive

Caro 

Useful

Útil

 

 Helpful

Prestativo

Useless

Inútil

 

Helpless

Desamparado

Dangerous

Perigoso

 

Famous

Famoso

Selfish

Egoísta

 

Childish

Infantil

Magical

Mágico

 

Logical

Lógico  


Veja também: Modal verbs: permissão, possibilidade e probabilidade em inglês

Exercícios resolvidos

Questão 1 (UEMG 2019)

In the excerpt “Founded in 1818, the museum is Brazil's oldest scientific institution and one of the largest and most renowned museums in Latin America” we have 3 (three) occurrences of:

  1. The superlative of inferiority of adjectives.
  2. The superlative of superiority of adjectives.
  3. The comparative of inferiority of adjectives.
  4. The comparative of superiority of adjectives.

Resolução

A resposta correta é a letra b, porque temos três adjetivos old (the oldest), large (the largest) e renowned (most), indicando o superlativo de superioridade.

Questão 2 (UEMG 2018)

In the excerpt “Recently, a stray bullet killed a Spanish tourist”, the expression “stray bullet” is

  1. formed by nouns and it means “a decisive shot”.
  2. formed by an adjective and a noun and it means “a random shot”.
  3. formed by an adverb and a noun and it means “a sharp shot”.
  4. formed by a verb and a noun and it means “a lost shot”.

Resolução

A resposta correta é a letra b, pois stray é o adjetivo (atributivo) que acompanha o substantivo bullet.

Questão 3 (Ufal/adaptada)

Using e-cigarettes in the office is becoming a burning issue. Some UK employers have already banned 'vapers' from using e-cigs at their desk – but there is no legal reason to do so.

No texto acima, as palavras em destaque são, respectivamente, categorizadas:

  1. verbo – verbo – verbo
  2. verbo – adjetivo – verbo
  3. verbo – verbo – adjetivo
  4. pronome – verbo – adjetivo
  5. pronome – verbo – advérbio

Resolução

A resposta correta é a letra c, pois using e is becoming são verbos (gerúndio e presente contínuo), e burning é o adjetivo que acompanha o substantivo issue.

Notas

|1| HUDDLESTON, R.; PULLUM, G. K. A Student's Introduction to English Grammar. Cambridge, 2005.

|2| EASTWOOD, J. Oxford guide to English grammar. Oxford, 2002.

|3| DECAPUA, A.. Grammar for Teachers: A Guide to American English for Native and Non-Native Speakers. Springer: New York, 2008.


Por Patricia Veronica Moreira
Professora de Inglês 

Escritor do artigo
Escrito por: Patricia Veronica Moreira Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOREIRA, Patricia Veronica. "Adjectives"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/adjectives.htm. Acesso em 23 de abril de 2024.

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