Texto -A +A

Tecnoestresse

Informática

Publicidade

A tecnologia, segundo o dicionário Aurélio, significa o conjunto de conhecimentos que se aplicam em diferentes atividades. Esse conjunto de conhecimento técnico e científico está presente desde a descoberta da primeira ferramenta que foi melhorada após um tempo e a partir dela posteriormente foram feitas outras específicas.

A mesma tecnologia que surgiu para facilitar as atividades leva hoje os indivíduos a ultrapassarem sua resistência corpórea provocando problemas. O tecnoestresse é um problema provocado por qualquer tipo de estímulo tecnológico, ou seja, quando um indivíduo se depara com estímulos tecnológicos reage de forma estressada por causa das adaptações que devem ocorrer dentro de si para aceitar tais tecnologias. Os aparelhos tecnoestressores mais comuns no cotidiano das pessoas são celulares, microondas, controle remoto, bip, computador e outros.

O tecnoestresse pode se manifestar de três formas:

1º - Pelo estímulo originado pela frustração face às limitações tecnológicas, ou seja, quando um indivíduo fica estressado por não conseguir lidar com a tecnologia;

2º - As crises de estresse ocorrem com maior freqüência face à limitação tecnológica, ou seja, quando um indivíduo se torna extremamente nervoso perante sua condição limitada.

3º - A condição se agrava tornando-se crônica, onde o estresse permanece presente comprometendo seriamente a saúde do indivíduo.

Para evitar o tecnoestresse, já que não há formas de inutilizar a tecnologia, os psicólogos e outros especialistas da saúde sugerem que as pessoas não se deixem influenciar por promoções de produtos buscando sempre aparelhos de fácil manuseio; diminuir o trabalho diário, não deixar tarefas importantes por último, ter paciência para lidar com situações que ativa o estresse.

Por Gabriela Cabral

Publicidade

Eleições Indiretas no Brasil

Revisão

Enem

Vírgula: Mitos

Curiosidades

Você Sabia?