Texto -A +A

Idade Média

História Geral

A Idade Média abrange um período de aproximadamente dez séculos, indo do século V ao século XV. Foi nesse período que a cristandade floresceu na Europa.
Publicidade

O período conhecido como Idade Média comumente é dividido pelos historiadores em duas partes: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média. As duas partes abrangem o período que vai de meados do século V até o fim do século X e do século XI a meados do século XV, respectivamente.

Durante algum tempo esse período foi visto como sinônimo de obscuridade, recebendo inclusive a alcunha de “Idade das Trevas”. Essa visão negativa da Idade Média pode ser vista com maior acuidade no seguinte texto: Conceito de Idade Média.

No período da Alta Idade Média, houve a convergência de uma série de fatores que contribuiu para a crise do Império Romano do Ocidente, crise essa que acabou provocando o seu colapso. Um dos elementos que contribuíram para a quada do Império Romano do Ocidente foram as levas de invasões bárbaras. Foi por meio de tais invasões, inclusive, que alguns povos bárbaros, como os francos, os germânicos e os visigodos, passaram a fazer a sua própria organização social e política.

Os exemplos principais são o do Reino dos Francos, cujo representante emblemático foi Carlos Magno, e o do Sacro Império Romano-Germânico, formado já em uma época em que a Igreja Católica havia conseguido dar unidade cultural e espiritual ao ocidente europeu. A propósito, a própria História da Igreja Católica é decisiva para o entendimento da Idade Média como um todo e da herança que o mundo moderno dela recebeu.

Ao mesmo tempo em que esses fatos transcorriam no Ocidente, no Oriente (especificamente na região do leste europeu e da Anatólia (atual Turquia), o Império Bizantino, ou Império Romano do Oriente, também com estrutura religiosa cristã, desenvolvia uma estrutura política que resistiria até o ano de 1453, quando Constantinopla, o “coração” do Império, foi tomada pelos turcos otomanos.

Houve ainda, entre os séculos VII e VIII, a ascensão e expansão do islamismo, que era, a um só tempo, uma religião e uma forma de organização política. O Islamismo expandiu-se rapidamente pelo mundo durante a Idade Média, chegando a ocupar quase que inteiramente a Península Ibérica. Maiores informações podem ser encontradas neste link: Ascensão e queda do Império Islâmico.

O período que denominamos de Baixa Idade Média compreende, ao mesmo tempo, uma fase em que a civilização medieval chegou ao seu ápice, mas também entrou em declínio. Foi nessa fase, sobretudo nos séculos XI e XII, que apareceram as suntuosas arquiteturas gótica e românica e a estrutura de ensino universitário. Houve também, nessa fase, o processo de renascimento urbano e comercial e o desenvolvimento dos burgos.

Entretanto, a crise do mundo medieval sobreveio no século XIV a partir de eventos como a Peste Negra, as Revoltas Camponesas e vários problemas que impediram a expansão econômica da Europa.

Além desses temas, outros que são fundamentais para a compreensão do período medieval são o Feudalismo, a Reforma Gregoriana, as Corporações de Ofício, entre outros.

Boa leitura!!!


Por Me. Cláudio Fernandes

Canais Idade Média
Artigos Idade Média

A Arábia antes do Islã

A Formação do Sacro Império

A Igreja e o Sacro Império

Publicidade

A Igreja forma seu Estado

A Querela das Investiduras

A religiosidade medieval

A usura e o justo preço

Amor cortês medieval

Arianismo – A Heresia de Ário

Arquitetura Medieval

As corporações de ofício

Ascensão e queda do Império Islâmico

Caravanas de camelos na África da Idade Média

Cesaropapismo

Crise do Século XIV

Educação na Idade Média

Escravidão no mundo muçulmano

Filosofia Medieval

Guerra dos Cem Anos

Heresia dos valdenses

História da Igreja Católica

História da prostituição medieval

Império Bizantino

Inquisição na Idade Média

Invasões normandas ao Reino dos Francos

Irineu de Lyon contra o gnosticismo

Literatura Medieval

Magna Carta

Marcionismo

Movimento Iconoclasta

O Auto de fé

O Cisma do Oriente

O Clero

O conceito de Idade Média

O poder da Igreja Católica no mundo feudal

Oficinas medievais

Origem da Língua Portuguesa

Os Bárbaros

Os obstáculos do século XV

Peste Negra

Reforma Gregoriana

Reino dos Francos

Religião Viking

Revoltas Camponesas

Sacro Império Germânico

Universidades Medievais

Vikings

Xiitas x Sunitas

Publicidade
Últimas Notícias