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Consoantes

Consoantes são fonemas que resultam da passagem do ar que sai dos pulmões pela boca/nariz, encontrando obstáculos para serem pronunciados.

As consoantes são classificadas quanto à função, ao modo e ao ponto de articulação
As consoantes são classificadas quanto à função, ao modo e ao ponto de articulação
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Consoantes são fonemas (sons) que encontram obstáculos durante a passagem pelo aparelho fonador. Para serem pronunciadas, as consoantes precisam dos lábios, dentes, língua, palato, véu palatino, úvula ou qualquer outro obstáculo encontrado no aparelho fonador. As 19 consoantes da Língua Portuguesa são:

/ B /, / C /, / D /, / F /, / G /, / J /, / K /, / L /, / M /, / N /, / P /, / Q /, / R /, / S /, / T /, / V /, / W /,/ X /, / Z /.

É bom lembrar que a letra 'H' não é considerada consoante na Língua Portuguesa porque é uma letra diacrítica, ou seja, não produz nenhum som sozinha.

As consoantes são classificadas pela função das pregas vocais, pelas funções da cavidade bucal, pelo modo de articulação e pelo ponto de articulação. Vejamos cada uma delas:

Classificação quanto à Função

1. Função das pregas vocais:

a) Surdas ou desvozeadas

As consoantes surdas são aquelas que não passam pelas pregas vocais e, dessa forma, não as fazem vibrar.

Exemplos: /p/, /f/, /t/, /s/, /x/, /k/.

b) Sonoras ou vozeadas

As consoantes sonoras são aquelas que passam pelas pregas vocais, fazendo-as vibrar.

Exemplos: /b/, /v/, /d/, /z/, /j/, /g/, /m/, /n/, /nh/, /l/, /lh/, /r/, /rr/.

2. Função das cavidades bucal e nasal:

a) Cavidade nasal

Tem a função de promover a liberação da corrente de ar que sai pela boca e pelo nariz ao mesmo tempo.

Exemplos: /m/, /n/, /nh/.

b) Cavidade oral

Tem a função de promover a liberação da corrente de ar que sai dos pulmões e passa somente pela boca. Com exceção dos fonemas /m/, /n/, /nh/, todos os outros fonemas consonantais são orais.

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Classificação quanto ao modo de articulação

a) Consoantes oclusivas

As consoantes oclusivas são aquelas cujo falante pronuncia fechando o aparelho fonador para bloquear a saída do ar.

Exemplos: /p/, /b/, /m/.

b) Consoantes constritivas

As consoantes constritivas são aquelas cujo falante pronuncia bloqueando apenas parcialmente a passagem do ar. Elas podem ser classificadas em fricativas, laterais, vibrantes ou nasais. Vejamos cada uma delas:

- Fricativas – Consoantes pronunciadas a partir da fricção do ar em um obstáculo.

Exemplos: /f/, /v/, /s/, /z/, /x/, /j/.

- Laterais – Consoantes pronunciadas a partir da passagem do ar pelo canto da boca.

Exemplos: /l/, /lh/.

- Vibrantes – Consoantes pronunciadas a partir da vibração de algum dos elementos do aparelho fonador.

Exemplos: /r/, /rr/.

- Nasais – Consoantes pronunciadas a partir da saída do ar pelo nariz.

Exemplos: /m/, /n/, /nh/.

Classificação quanto ao ponto de articulação:

Ponto de articulação é o lugar onde a corrente de ar é articulada: nos lábios, nos dentes, no palato, entre outros. Vejamos algumas:

- Bilabiais – São os fonemas pronunciados a partir do contato entre o lábio superior e o lábio inferior.

Exemplos: /p/, /b/, /m/.

- Dentais – São os fonemas pronunciados pelo contato entre a língua e os dentes.

Exemplos: /t/, /d/.

- Alveolares – São os fonemas pronunciados pelo contato entre a língua e os alvéolos dos dentes.

Exemplos: /s/, /z/, /l/, /r/, /rr/.

- Labiodentais – São os fonemas pronunciados pelo contato entre os lábios e a arcada superior dos dentes.

Exemplos: /f/, /v/.

- Palatais – São os fonemas pronunciados pelo contato entre a língua e o palato (dorso da língua + céu da boca).

Exemplos: /x/, /j/, /lh/, /nh/.

- Velares – São os fonemas pronunciados pelo contato entre a parte traseira da língua e o véu de palatino (parte superior da língua + palato mole).

Exemplos: /k/, /g/;

Veja também a respeito de outros fonemas importantes da nossa língua: as vogais. Bons estudos!


Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Escritor do artigo
Escrito por: Luciana Kuchenbecker Araújo Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "Consoantes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/consoantes.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Com relação às consoantes do nosso alfabeto, marque a alternativa incorreta:

a) Para serem pronunciadas, as consoantes precisam dos lábios, dentes, língua, palato, véu palatino, úvula ou qualquer outro obstáculo encontrado no aparelho fonador.

b) As consoantes da Língua Portuguesa são: / B /, / C /, / D /, / F /, / G /, /H/, / J /, / K /, / L /, / M /, / N /, / P /, / Q /, / R /, / S /, / T /, / V /, / W /,/ X /, / Z /.

c) As consoantes são classificadas pela função das pregas vocais, pelas funções da cavidade bucal, pelo modo de articulação e pelo ponto de articulação.

d) Consoantes são fonemas que encontram obstáculos durante a passagem pelo aparelho fonador.

e) As consoantes surdas são aquelas que não passam pelas pregas vocais e, dessa forma, não as fazem vibrar, por exemplo: /p/, /f/, /t/, /s/, /x/, /k/.

Exercício 2

Assinale a alternativa cujas palavras sejam formadas apenas por consoantes sonoras:

a) rosa, dever, navegar;

b) barco, grito, colada;

c) lula, raposa, tristeza;

d) rango, tampão, pingo;

e) quer, certo, botão.