Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Suspensão da Venezuela do Mercosul (2016)

Uma série de fatores fez com que os países permanentes (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) promovessem a suspensão da Venezuela do Mercosul.

A suspensão da Venezuela do Mercosul ocorreu em dezembro de 2016*
A suspensão da Venezuela do Mercosul ocorreu em dezembro de 2016*
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina anunciaram no dia 02 de dezembro de 2016 a suspensão da Venezuela do Mercosul por tempo indeterminado. O Mercosul é um bloco econômico que foi criado pelo Tratado de Assunção em 1991. Seus membros fundadores foram os quatro que decidiram pela suspensão da Venezuela, que, apesar de até então carregar o título de país permanente, não era um país fundador, pois entrou no bloco em 2012.

Por que a Venezuela foi suspensa do Mercosul?

Uma série de fatores motivou os quatro países permanentes e, portanto, os únicos com direito a voto a decidirem pela suspensão do quinto membro permanente. Fatores que remontam à entrada do país no bloco e que mesclam justificativas de origens distintas culminaram na decisão. Vejamos:

  • Motivação técnica

A justificativa oficial é a de que a Venezuela deixou de cumprir com as obrigações assumidas no Protocolo de Adesão e, por isso, perdeu todos os direitos de participação no bloco. Segundo o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, a Venezuela deixou de cumprir 75% dos tratados e 20% das 1.224 normas técnicas estabelecidas.

  • Motivação política

A entrada da Venezuela no Mercosul, assim como a sua suspensão, ocorreu de forma controversa. O país foi aceito como membro permanente em 2012, no mesmo período em que o Paraguai foi suspenso. A Venezuela foi apadrinhada pelos governos de Dilma Rousseff, do Brasil, e Cristina Kirchner, da Argentina, na ocasião da sua entrada, que, de acordo com analistas, teve mais motivação política do que econômica, tendo em vista que o país já estava em crise.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O impeachment de Dilma Rousseff e a consequente posse de Michel Temer, além da eleição de Maurício Macri, na Argentina, que são opositores às suas antecessoras e à política venezuelana, amplificaram as intenções de retirada da Venezuela do bloco.

  • Motivação econômica

A Venezuela tem quase toda a sua economia dependente de um único produto: o petróleo. Essa característica já fez com que esse país fosse considerado o mais rico da América Latina. No entanto, com a queda mundial do valor do ouro negro a partir de 2013, o país entrou em uma crise que encontrou seu ápice em 2016 – ano da suspensão do Mercosul. A crise é tão intensa que faltam insumos básicos como alimentos, água e energia elétrica.

Como o bloco possui interesses essencialmente econômicos, a situação atual da Venezuela fez com que a tolerância com relação ao descumprimento das regras por parte do país-membro se extinguisse.

Futuro da Venezuela no Mercosul

A notificação da suspensão declara que a decisão vale até que o país reúna "as condições para restabelecer o exercício de seus direitos" no bloco econômico. No entanto, essa afirmação só amplia a incerteza que paira sobre o país. O futuro da Venezuela, tomando como pressuposto a atual situação econômica e política do país e de ex-parceiros, demanda muito mais esforços do que apenas alcançar adequações às normas técnicas e tradados.

* Créditos da imagem: Alf RibeiroShutterstock.com


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Amarolina Ribeiro Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Suspensão da Venezuela do Mercosul (2016)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/suspensao-venezuela-mercosul-2016.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante