Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Declínio do crescimento populacional

Com a diminuição das taxas de natalidade por diversos fatores, o declínio no crescimento populacional está aumentando.

As taxas de natalidade deverão cair nos próximos anos
As taxas de natalidade deverão cair nos próximos anos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A população mundial deverá parar de crescer depois de 2070, segundo a previsão de pesquisadores do Intenational Institute for Applied Systems Analysis, para eles a população do mundo crescerá apenas nos setenta próximos anos e atingirá cerca de 9,3 bilhões de pessoas, depois haverá um declínio e estabilizará em 8,4 bilhões.

Atualmente a população mundial é de 6,2 bilhões de pessoas, o acesso a melhores condições de vida e o constante avanço da medicina proporciona uma crescente elevação na expectativa de vida, mas mesmo assim as taxas de natalidade deverão cair, isso segundo o demógrafo Wolfgang Lutz. Além disso, para Lutz, a diminuição da população será promovida pelas próprias pessoas que vão ter cada vez menos filhos, visando oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus descendentes, se consolidando assim como uma mudança cultural.

Em contrapartida, a diminuição nas taxas de natalidade provocará o envelhecimento da população, no mesmo estudo foi previsto que o percentual de pessoas com mais de 60 anos que hoje representa 10% alcançará cerca de 34% até o final desse século.

As previsões não são invariáveis, pois dependem da região ou país, Lutz diz que os países pobres presentes na África e Ásia ainda apresentarão crescimentos significativos, a população da África, por exemplo, deverá dobrar mesmo com as epidemias de AIDS e outras doenças. Salvo os continentes citados, as outras regiões do planeta terão que aprender a lidar com a questão do envelhecimento da população mundial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Declínio do crescimento populacional"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/declinio-crescimento-populacional.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Sobre os fatores que contribuem para a queda das taxas de natalidade, avalie as proposições abaixo:

I) As quedas nas taxas de natalidade em todo o mundo podem ser entendidas como uma mudança cultural marcada pela expectativa dos pais em proporcionar melhor qualidade de vida a seu(s) filho(s).

II) A disseminação de métodos contraceptivos e a expressiva inserção da mulher no mercado de trabalho são fatores preponderantes para a diminuição do número de nascimentos.

III) A queda nas taxas de natalidade têm ocorrido de maneira homogênea em todo o mundo. Mesmo os países do continente africano têm sofrido expressivas quedas em suas taxas de natalidade.

Estão incorretas as alternativas:

a) II e III.

b) I e II.

c) Apenas a III.

d) Nenhuma alternativa.

e) I, II e III.

Exercício 2

De acordo com a dinâmica da população atual, a análise dos dados e tendência de crescimento, é possível afirmar que, em 2070, a população mundial:

a) diminuirá significativamente.

b) dobrará de tamanho.

c) terá seu crescimento disparado.

d) iniciará um processo de declínio.

e) nenhuma das alternativas.