Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Onda periódica e sua equação

Ondas periódicas se caracterizam como uma sucessão regular de ondas. Com isso em mente, é possível determinar a equação de uma onda periódica em uma corda tensionada.

Ondas periódicas unidimensionais
Ondas periódicas unidimensionais
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Nos estudos sobre ondas, definimos ondas periódicas como sendo as ondas geradas por fontes oscilantes, ou seja, são ondas que se repetem em intervalos de tempos iguais. Na figura acima temos a representação básica de uma onda periódica que se propaga em uma corda tensionada. Podemos ver também que apresentamos alguns elementos básicos que a ela estão associados, como, por exemplo, as cristas e o comprimento da onda, os vales e a amplitude da onda.

Vamos agora considerar a figura abaixo, onde temos uma corda tensionada, ou seja, totalmente esticada. Na figura, podemos identificar como sendo o ponto F a fonte emissora de ondas; e o ponto O como sendo a origem.

A corda da figura acima está esticada, sendo o ponto F a fonte de ondas periódicas

Tomando por base a situação acima, vamos considerar o tempo igual a zero (t = 0). Nesse caso, o ponto F executará um movimento harmônico simples cuja amplitude vale A e a fase inicial θ0, de modo que a ordenação y de F variará com o tempo. Seguindo a equação do MHS, temos:

y=A.cos⁡ (ω.t+ θ0 )

Caso não ocorra dissipação de energia durante a propagação da onda, podemos dizer que, após certo intervalo de tempo (Δt), o ponto P situado no meio da corda passa a descrever ummovimento harmônico simples com o mesmo valor da amplitude A, porém atrasado Δt em relação a F.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como Δt é o intervalo de tempo que a onda levou para atingir P, temos:

Na equação acima, x é a abscissa do ponto P e v é a velocidade com que a onda se propaga na corda. Vejamos a figura abaixo:

Produção de ondas periódicas com velocidade v

Assim, o ponto genérico P tem sua ordenada, y, dada em função do tempo por:

y=A.cos[ω.(t-∆t)+θ0 ]

Lembrando que ω = 2πf e que Δt = x/v, temos:

Substituindo , segue:

Para cada ponto da corda, a abscissa x é fixa e a ordenada y varia em função do tempo, de acordo com essa função.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Onda periódica e sua equação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/onda-periodica-sua-equacao.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(Ufes) A velocidade de uma onda sonora no ar é 340 m/s, e seu comprimento de onda é 0,340 m. Passando para outro meio, onde a velocidade do som é o dobro (680 m/s), os valores da frequência e do comprimento de onda no novo meio serão, respectivamente:

a) 400 Hz e 0,340 m

b) 500 Hz e 0,340 m

c) 1000 Hz e 0,680 m

d) 1200 Hz e 0,680 m

e) 1360 Hz 1,360 m

Exercício 2

(Ufac) - A velocidade do som no ar, a determinada temperatura, é de 340 m/s. Em média, o ouvido humano é capaz de ouvir sons entre 20 Hz e 20.000 Hz. Sendo assim, o som mais agudo (maior frequência) que o ouvido humano possui a capacidade de ouvir tem comprimento de onda igual a:

a) 20 cm

b) 20.000 cm

c) 17 mm

d) 17 cm

e) 17 dm