O Físico e a Fonoaudiologia

O ensino de física é aplicado a diversas áreas. A compreensão de vários fenômenos possibilita avanços tecnológicos que podem ser traduzidos e aplicados em áreas diferentes.

A fonoaudiologia é uma área da ciência que tem como meta estudar e pesquisar técnicas e métodos de prevenção e terapia fonoaudiológica, que são desenvolvidas na comunicação oral e escrita, voz, audição e psicomotricidade.
A fonoaudiologia, dentro das suas metas de estudo, engloba um fenômeno físico chamado som, que é extremamente importante em seu desenvolver e um dos pilares deste curso de graduação.

O profissional em física faz abordagens fundamentais aos conceitos associados às ondas sonoras.
O estudo do som é feito através de uma disciplina chamada física acústica, que aborda os seguintes tópicos de conhecimento: medidas físicas; movimento vibratório e ondulatório; ondas; parâmetros das ondas sonoras; propriedades sonoras; propagação sonora; séries de Fourier; ruídos; medição do som e biofísica da audição.

Som: um dos pilares da Fonoaudiologia.

Por Frederico Borges de Almeida

Ondas - Física - Brasil Escola

Escrito por: Frederico Borges de Almeida Escritor oficial Brasil Escola

ALMEIDA, Frederico Borges de. "O Físico e a Fonoaudiologia "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-fisico-fonoaudiologia.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.