Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Espelhos paralelos

Ao colocarmos dois espelhos paralelos com as faces refletoras uma de frente para a outra conseguiremos um número infinito de imagens.

Espelhos paralelos
Espelhos paralelos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Ao manusearmos dois espelhos planos, podemos obter a formação de imagens através da associação de espelhos. Se colocarmos dois espelhos planos formando um ângulo de 90º entre eles, obteremos a formação de três imagens. Conforme o ângulo entre eles diminui, o número de imagens formadas aumenta.

Quando colocamos esses espelhos frente a frente podemos ver infinitas imagens sendo formadas. Mas como são formadas essas imagens quando os espelhos são colocados paralelamente?

A figura abaixo nos mostra esse caso particular em que os espelhos são dispostos paralelamente.

Formação de imagens em espelhos paralelos
Formação de imagens em espelhos paralelos

A imagem formada de F em relação ao espelho E é o ponto I1. Essa imagem passa a ser o objeto para o espelho E, produzindo então a imagem I2, a qual vai ser o objeto para o espelho E, e assim por diante. Da mesma forma, a imagem de F em relação ao espelho E’ é o ponto I3, o qual funcionará como objeto para E, produzindo a imagem I4, e assim por diante. Desse modo, são formadas infinitas imagens, como podemos ver na figura abaixo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Infinitas imagens formadas entre dois espelhos paralelos
Infinitas imagens formadas entre dois espelhos paralelos

Agora vamos ver uma situação especial de espelhos paralelos, onde o objeto não está entre os espelhos. Para isso, vamos verificar um periscópio rudimentar. Com ele, o observador pode enxergar a imagem A’B’ de um objeto AB que está acima dele. Podemos verificar que a imagem é direita.

Periscópio
Periscópio

Os periscópios são usados em submarinos, e são sistemas um pouco mais complexos, sendo formados por várias lentes e prismas no lugar de espelhos. Como visto na figura acima, usando dois pequenos espelhos e papelão, podemos construir um periscópio caseiro.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Espelhos paralelos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/espelhos-paralelos.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante