Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Circuitos Mistos

Circuitos elétricos complexos, na prática, nada mais são do que simples associações de dois tipos de circuitos fundamentais: circuito em série e circuito em paralelo.

Circuito misto
Circuito misto
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Em diversas situações podemos dispor de um circuito elétrico composto por resistores ligados tanto em paralelo, quanto em série. Esses circuitos recebem o nome de circuito misto. Embora esse tipo de circuito nos pareça complexo, podemos encontrar o resistor equivalente. Para isso, basta fazermos uma análise por partes do problema.

Vejamos a figura acima. Podemos ver que não se trata de um circuito elétrico simples, no sentido de que todos os resistores estejam ligados em série ou em paralelo. Podemos ver que os resistores 1 e 2 estão ligados em paralelo, já o resistor 3 é ligado em série com o conjunto dos resistores 1 e 2.

Com a finalidade de acharmos o resistor equivalente do circuito acima, primeiramente temos que combinar os resistores 1 e 2 e fazer a substituição deles pelo resistor equivalente Rp com resistência.

Desta forma, a nova configuração do circuito fica com apenas dois resistores em série (Rp e R3), que podem agora ser substituídos por apenas um resistor R equivalente:

R = Rp  + R3

Utilizando este método podemos fazer a análise de vários circuitos elétricos mistos, sempre achando, primeiramente, o resistor equivalente para cada conjunto de resistores. Quando encontrada a resistência equivalente, podemos encontrar também o valor da corrente elétrica que a percorre e achar também o valor da ddp e da potência dissipada por cada um dos resistores.

Tópicos deste artigo

Mapa Mental: Circuitos Mistos

Mapa Mental: Circuitos Mistos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Vejamos o exemplo abaixo:

Qual o valor da corrente elétrica que circula pelo circuito a seguir e a potência total dissipada nele? A bateria fornece 25 volts e todos os resistores são de 100 ?.

Circuito elétrico misto
Circuito elétrico misto

Inicialmente devemos encontrar o valor da resistência equivalente para o circuito misto. A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente.

Circuito elétrico com resistores associados em série
Circuito elétrico com resistores associados em série

Primeiramente, combinamos os resistores que estão em paralelo. O conjunto R1 e R2 podem ser substituídos por um resistor equivalente de resistência:

O mesmo ocorre para o conjunto R4 e R5. Ficamos com um circuito composto de 3 resistores em série, com resistências de 50, 100 e 50 ?. A resistência equivalente deste conjunto é:

R = 50 + 100 + 50 = 200 ?

Vemos que a corrente que passa pelo circuito é de:

A potência total dissipada é:

P = R .i2      ⇒      P=200 .(0,125)2      ⇒     P = 3,125 W



Por Domiciano Marques
Graduado em Física

*Mapa Mental por Me. Rafael Helerbrock

Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Circuitos Mistos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/circuitos-mistos.htm. Acesso em 18 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Qual é a resistência equivalente da associação a seguir:

Associação mista de resistores
Associação mista de resistores

a) 80

b) 100

c) 90

d) 62

e) 84

Exercício 2

Dois resistores, R1 = 15 e R2 = 30, são associados em paralelo. À associação é aplicada uma ddp de 80V. Qual será a intensidade da corrente na associação?

a) 12,0 A

b) 4,0 A

c) 6,0 A

d) 8,0 A

e) 2,4 A