Indução eletromagnética

Indução eletromagnética é o fenômeno no qual um condutor é percorrido por uma corrente elétrica induzida quando imerso em uma região de fluxo de campo magnético oscilante.

Indução eletromagnética é o fenômeno responsável pelo surgimento de correntes elétricas em materiais condutores imersos em campos magnéticos, quando sujeitos a mudanças no fluxo de campo magnético que os atravessa.

Veja também: Você entende o que é magnetismo? Acesse e descubra

Indução eletromagnética

Por volta de 1820, Hans Christian Oersted descobriu que existe uma relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos. Acidentalmente, Oersted observou que a passagem de corrente elétrica em um fio condutor podia alterar a direção de alinhamento de algumas bússolas que haviam sido deixadas nas proximidades do fio.

O experimento de Oersted permitiu-nos compreender que a eletricidade e o magnetismo, até então “independentes” um do outro, são fenômenos da mesma natureza, foi a partir dessa descoberta que se iniciaram os estudos sobre o eletromagnetismo.

O experimento de Faraday mostrou que um campo magnético oscilante pode produzir corrente elétrica.

De acordo com os avanços dos estudos seguidos da descoberta de Oersted, entendeu-se que as correntes elétricas eram capazes de gerar campos magnéticos, a recíproca, por sua vez, só foi observada em 1831, quando Michael Faraday descobriu que uma corrente elétrica era capaz de produzir um campo magnético. Para tanto, Faraday realizou diversos experimentos, seu aparato experimental consistia em um anel de ferro envolvido em dois enrolamentos (bobinas) de fios de cobre, conectados a uma bateria e a um galvanômetro (dispositivo usado para medir corrente).

Faraday percebeu que, quando a bateria era ligada ou desligada, formava-se uma corrente no galvanômetro, no entanto, essa corrente cessava e só voltava a surgir quando a bateria era conectada ou desconectada. Faraday realizou diferentes experimentos, em um deles descobriu que, quando se move um ímã em direção a uma bobina condutora (também conhecida como solenoide), uma corrente elétrica percorre-a. Ele havia descoberto o princípio da indução eletromagnética.

O surgimento ou a interrupção da corrente elétrica fazia o ponteiro do galvanômetro mover-se.

Michael Faraday havia descoberto que a movimentação relativa entre um ímã e uma bobina era capaz de produzir uma corrente elétrica, atualmente esse fenômeno é utilizado no mundo todo, para a produção de energia elétrica em usinas hidrelétricas, termoelétricas, nucleares, eólicas etc.

Indução eletromagnética e lei de Faraday

De acordo com a lei de Faraday, quando há variação de fluxo de campo magnético em algum circuito condutor, como em uma bobina, uma força eletromotriz induzida (tensão elétrica) surge nesse condutor.

Fluxo magnético, por sua vez, diz respeito à quantidade de linhas de campo magnético que atravessam uma área. Essa grandeza física, medida em Wb (Weber ou T/m²), relaciona a intensidade do campo magnético com a área e o ângulo entre as linhas de campo magnético e a reta normal da área.

Φ – fluxo magnético (Wb ou T/m²)

B – campo magnético (T – Tesla)

A – área (m²)

θ – ângulo entre B e a normal da área A

Apesar de a indução eletromagnética ter sido uma descoberta de Faraday, ele não a deduziu matematicamente, nem pôde explicar a forma como a força eletromotriz surgia no circuito, essas implementações surgiram depois, pelas mãos de Heinrich Lenz e Franz Ernst Neumann, moldando a lei de Faraday na forma como a conhecemos atualmente.