Texto -A +A

A ascensão de um balão ao céu

Física

Publicidade

O balão de ar quente não é um meio de transporte indicado para as pessoas que necessitam chegar rápido a um determinado lugar, isso porque ele se locomove à mesma velocidade dos ventos. Mas ele é muito indicado para aquelas pessoas que querem apreciar a experiência do voo. Mas como é que ele consegue voar? Qual princípio físico explica o voo dos balões?

O ar, assim como todos os materiais, sofre o fenômeno da dilatação e contração quando aquecido e resfriado, respectivamente. Ao aquecer uma determinada massa de gás ocorre a dilatação da mesma e em consequência ela fica menos densa, de modo que ela sobe para a superfície deixando o ar mais frio na parte de baixo, pois este é mais denso. A dilatação do ar é o princípio físico que explica o voo de um balão e o mesmo levanta voo do seguinte modo: no interior de um balão o ar é aquecido por meio de uma chama que sai de um bico de gás. Ao ser aquecido, o ar torna-se mais leve, ou seja, menos denso, e dessa forma ele sobe pressionando as paredes do balão, fazendo-o subir.

Para manter o balão sempre no ar utiliza-se um queimador, que fica voltado para a boca do balão, quando o ar resfria, o queimador é acionado para aquecê-lo, dessa forma o balão fica no ar por um bom tempo.

Por Marco Aurélio da Silva

Publicidade

Erros Comuns na Regra de Três

Encceja 2017

encceja

Danos Morais

Curiosidades

Você Sabia?