Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aula de Laboratório – lugar de aprendizagem

Informática, matemática, química, biologia e geografia – aulas práticas
Informática, matemática, química, biologia e geografia – aulas práticas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O processo educativo acontece através da interação do estudante com o meio, através de desafios que agucem a curiosidade e cheguem à aprendizagem.

Nas séries iniciais do ensino fundamental vemos, com frequência, a boa estrutura escolar, espaços de aprendizagem divididos por disciplina, os chamados espaços de aprender, cantinhos ou laboratórios.

Porém, no ensino médio esses ambientes desaparecem das instituições de ensino, ficando a circulação do conhecimento limitada às salas de aula.

Os estudantes podem questionar os professores e a coordenação da escola, solicitando trabalhos desenvolvidos em tais espaços, pois através das experiências concretas o aprendizado se torna mais fácil e mais elaborado.

Aprender química sem frequentar um laboratório, sem fazer experiências pode tornar as aulas cansativas para aqueles que têm maiores dificuldades. Além disso, num espaço próprio e com o uso de materiais da área ficará muito mais fácil conhecer e compreender os fenômenos que acontecem ao se misturar ou separar as substâncias.

Porém, não basta conquistar um novo espaço para as aulas. É preciso valorizar a oportunidade de por em prática aquilo que se aprendeu na sala de aula, e corresponder às intenções dos professores.

Muitos alunos esquecem o verdadeiro sentido da aula prática, da experiência, comportando-se como se estivessem em um parque de diversões. É importante a participação ativa de todo o grupo, pois isso incentiva a direção da escola a investir em novos materiais, enriquecendo seu acervo e proporcionando um ensino de maior qualidade.

Os ambientes especiais podem variar, mas é interessante que cada instituição educativa ofereça bibliotecas, espaços de multimídia, laboratórios, plantações de horta, e outros. Com esses, os professores terão a oportunidade de trabalhar com atividades que motivam os alunos, conseguindo melhores resultados para o aprendizado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao saírem para as aulas experimentais, os estudantes devem ser responsáveis e participativos, buscando o compromisso de trabalhar em cima das experiências a que tem oportunidade. Levar os materiais solicitados é parte fundamental para o bom andamento das atividades, além de outras questões como:

- ouvir e seguir as orientações dos professores;

- seguir e aceitar regras;

- se empenhar em fazer o melhor que puder;

- fazer bom uso dos materiais dispostos para as experiências, sem desperdiçá-los;

- fazer as anotações necessárias a fim de apresentá-las como conclusão dos experimentos;

- usar uniformes e acessórios necessários, que foram solicitados na lista de materiais;

- compartilhar conhecimentos com os colegas;

- ajudar quando solicitado;

- ser prestativo com os demais componentes do grupo e com professores;

- revezar os materiais e aparelhagens com os colegas, quando os mesmos não forem suficientes para todo o grupo; e uma série de outras atitudes de boa convivência.

Se as aulas forem produtivas, colhendo-se bons resultados, com certeza os dirigentes da instituição passarão a considerar as experiências concretas como parte fundamental do processo de ensino/aprendizagem, investindo para que seus espaços se tornem protagonistas do saber.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Trabalho em Grupo
Formas de se obter sucesso nos trabalhos feitos com amigos

Educação - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Jussara de Barros Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Aula de Laboratório – lugar de aprendizagem "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/aula-laboratoriolugar-aprendizagem.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas