Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Rugby

Rugby é um esporte de contato de origem inglesa. A bola do rugby é oval e a disputa acontece entre equipes de 7 ou 15 jogadores. O rugby seven é a modalidade olímpica.

Um homem corre segurando uma bola de rugby, derrubando adversários.
Rugby é um esporte de contato que exige uma boa capacidade de explosão e fôlego.[1]
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O rugby, ou rúgbi, é um esporte de equipe com o objetivo de levar a bola à linha de fundo do time adversário, praticado em duas modalidades: rugby XV, com 15 jogadores, e rugby sevens, com 7. Com sua origem oficial em 1823, na Inglaterra, o rugby recebeu o nome da Rugby School, e suas regras foram desenvolvidas entre 1845 e 1848.

A bola usada no rugby é oval. No jogo, utilizam-se poucos equipamentos, o que diferencia o esporte do futebol americano, além das regras e do tempo de jogo. O rugby sevens é a modalidade olímpica, caracterizada por partidas mais curtas e estratégias diferenciadas.

No Brasil, o rugby tem uma história que se entrelaça com a chegada do futebol. O país conta com as seleções Tupis (masculina) e Yaras (feminina), além da franquia Os Cobras. A Copa do Mundo de Rugby acontece a cada quatro anos, sendo um evento de grande impacto econômico. Países como Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e Inglaterra têm tradição no esporte.

Leia também: Basquetebol — um dos esportes mais praticados no mundo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre rugby

  • Rugby é um esporte de contato jogado em equipes.

  • Há duas modalidades: rugby XV (15 jogadores) e rugby sevens (7 jogadores).

  • Rugby tem 5 valores: respeito, integridade, solidariedade, paixão e disciplina.

  • Surgiu em 1823 na inglaterra; nome originado da Rugby School.

  • Os equipamentos do rugby são a chuteira, mordedor (protetor bucal), shoulder pad, scrum cap e as bolas.

  • O rugby tem menos equipamentos que futebol americano.

  • Modalidade olímpica é o rugby sevens.

  • A lenda é que o rugby chegou junto com o futebol por meio de Charles Muller.

  • A Copa do Mundo de Rugby acontece a cada 4 anos e tem muita relevância econômica.

  • Os países tradicionais do rugby são Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Inglaterra.

  • Há diversas histórias sobre sua origem, inclusive uma inclui o harpasto romano.

  • As seleções de rugby têm apelidos (Tupis, Yaras, Pumas, All Blacks, etc.).

  • O rugby foi usado por Nelson Mandela contra o racismo na África do Sul.

O que é rugby?

O rugby é um esporte jogado em equipes que têm o objetivo de levar a bola até a linha de fundo do time adversário. Há duas modalidades de jogo:

  • o rugby XV, com 15 jogadores em cada time;

  • o rugby sevens, com 7 jogadores.

Além do aspecto esportivo, o rugby é encarado como um estilo de vida, fundamentado em cinco valores: respeito, integridade, solidariedade, paixão e disciplina, destacando-se também pela promoção da saúde e resiliência mental. André Caiado, presidente do time Goiânia Rugby, nos contou um pouco sobre o esporte. Ele destaca a importância da saúde e da resiliência adquiridas por quem pratica rugby:

Um esporte de contato, igual à vida, te coloca no chão várias vezes e várias vezes você levanta e continua. Os praticantes de rugby precisam manter os exercícios de força e aeróbico em dia, isso ajuda muito na manutenção da saúde física e mental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é a origem do rugby?

O surgimento oficial do rugby data do ano de 1823. O esporte foi criado na Inglaterra, e algumas versões falam que o rugby é inspirado num jogo romano da época do Império chamado "harpasto". O rugby recebeu seu nome da Rugby School na Grã-Bretanha, onde alunos, apoiados por estudantes de Cambridge, desenvolveram as primeiras regras entre 1845 e 1848.

A Rugby Football Union, na Inglaterra, fundada em 1871, e a International Rugby Board, estabelecida em 1886, são as pioneiras, esta última continua a regular o esporte internacionalmente até hoje.

Veja também: Handebol — outro esporte semelhante ao futebol, que se joga com as mãos

Quais são as regras do rugby?

  • Regras de jogo:

    • O tackle é quando um jogador derruba o outro. Só quem segura a bola pode ser derrubado.

    • A bola só pode ser passada para frente a partir de um chute, nunca por lançamentos.

  • Pontuação:

    • Try: o jogador precisa ir até a linha de fundo e pôr a bola no chão.
    • Conversão: quando a equipe faz um try, ela tem direito a um chute. Para ser conversão, a bola deve passar pelo "H".

    • Penalidade: mesmo procedimento da conversão, mas após a equipe receber uma falta.

    • Drop goal: um chute dado a qualquer momento do jogo. Para ser ponto a bola deve passar entre o "H".

Jogador de rugby chutando a bola.
Drop goal é um ponto marcado com um chute; a bola deve passar entre o "H".
  • Recomeço de jogo:

    • Scrum: se o jogo for parado por uma infração leve, as duas equipes fazem um túnel, e a equipe que sofreu a falta deve jogar a bola dentro desse túnel.

    • Line-out: caso a bola saia pela lateral, as duas equipes fazem duas linhas paralelas para a bola ser lançada entre elas.

Jogadores de rugby formando túnel.
Scrum é a formação de um túnel quando há uma infração leve.[2]

Equipamentos utilizados no rugby

No rugby, são poucos os equipamentos. Basicamente, short, camisas reforçadas, meião e chuteiras. Veja mais detalhes sobre os materiais utilizados.

  • Chuteira de rugby: como o rugby exige muita corrida e é necessário chutar a bola em distâncias consideráveis, a chuteira é um equipamento importante. Ela é parecida com a de futebol, porém tem as travas maiores.

  • Mordedor: o mordedor funciona como protetor bucal. Os jogadores ficam com ele dentro da boca para proteger os dentes e as gengivas.

  • Shoulder pad: funciona como uma roupa no estilo segunda pele. Possui acolchoamento na região dos ombros, das costelas e da barriga, a fim de diminuir o impacto das pancadas.

  • Scrum cap: é um capacete de uso facultativo mais utilizado pelos jogadores da linha de frente. Serve principalmente para protegê-los no momento do scrum, em que há uma disputa de bola e os jogadores ficam “cabeça com cabeça”.

  • Bolas de rugby: as bolas de rugby são ovais, mas não são iguais às de futebol americano. No rugby, as bolas são maiores e mais arredondadas.

Jogador de rugby correndo segurando a bola.
O scrum cap é uma espécie de capacete usado por alguns jogadores.[3]

Diferenças entre futebol americano e rugby

O rugby e o futebol americano são esportes parecidos, mas que carregam diferenças consideráveis. As principais diferenças entre o rugby e o futebol americano são as seguintes:

  • a utilização de equipamentos (muito maior na versão americana);

  • a divisão dos tempos e regras de jogo, como, por exemplo, o lançamento da bola no rugby só pode ser feito para trás e para os lados.

Além disso, André Caiado nos conta que o futebol americano nasceu, também, de uma necessidade estadunidense de ter o seu próprio esporte, sem praticar a modalidade criada pelo seu antigo colonizador, a Inglaterra.

Rugby sevens, o esporte olímpico

Jogadores de rugby sobrepostos durante partida.
Na modalidade olímpica, as equipes são formadas por sete jogadores.[4]

O rugby possui duas modalidades de jogo, o rugby XV e o rugby sevens. O praticado nas Olimpíadas é o apenas o rugby sevens. As regras permanecem quase as mesmas; entre o rugby olímpico e rugby XV, a diferença é tempo, quantidade de jogadores, claro, e a estratégia muda também, se torna mais rápido o jogo. No lugar de jogarem 15 pessoas contra 15 em um campo de 100x60 metros, por dois tempos de 40 min, temos 7x7 jogadores no mesmo campo em dois tempos de 7 minutos, de acordo com a explicação de André Caiado.

Rugby no Brasil

Existe uma crença de que a modalidade chegou ao Brasil junto com o futebol, através do viajante Charles Muller. Entretanto, ao passo que o futebol se popularizou com o passar dos anos, o rugby ficou restrito às comunidades estrangeiras do Sudeste e do Sul.

O Brasil conta com duas seleções de rugby, os Tupis (masculina) e as Yaras (feminina). Além destas, há também uma franquia brasileira, também chamada de “o time de todos os clubes”, seu nome é “Os Cobras”.

Os Tupis e as Yaras competem em campeonatos oficiais de seleções, como a Olimpíada e a Copa do Mundo (caso o Brasil seja classificado). Já Os Cobras jogam a liga Super Rugby das Américas, que conta a participação de times da Argentina, do Paraguai, do Chile, dos Estados Unidos e do Uruguai. Também existe a Copa do Brasil de Rugby, com times do Nordeste, do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste participando nesta edição de 2024.

Rugby no mundo

Seleção de rugby da Nova Zelândia fazendo o haka.
A seleção neozelandesa é uma potência no esporte. Antes da partida, eles fazem o haka para demonstrar força e unidade.[5]

O rugby conta com a realização de uma copa do mundo a cada 4 anos. A última edição foi em 2023, na França, e a próxima será em 2027, na Austrália. É um evento esportivo de relevância internacional, considerado o terceiro maior do mundo em impactos econômicos, atrás apenas das Olimpíadas e da Copa do Mundo Fifa. A edição de 2019, realizada no Japão, gerou mais de 4,3 bilhões de libras, valor que, convertido para reais, passa dos R$ 26 bilhões.

Os países com mais tradição no rugby são:

  • Nova Zelândia

  • Austrália

  • África do sul

  • Inglaterra

Uma competição internacional de destaque é a Six Nations, que conta com a participação de seis seleções europeias, sendo elas: Escócia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália e País de Gales.

Saiba mais: Como surgiu a Copa do Mundo Feminina de futebol?

História do rugby

Há mais de uma história que conta a origem do rugby. Existem muitos esportes antigos que remetem ao estilo de jogo do rugby contemporâneo, como harpasto, esporte praticado no Império Romano, por exemplo. Entretanto, há outra versão que conta sobre uma origem mais moderna.

A história é sobre um jogador de futebol que, durante uma partida, pegou a bola com as mãos e começou a correr até o gol, e os outros jogadores correram atrás. Isso aconteceu na cidade de Rugby, na Inglaterra, e então o esporte foi criado.

Curiosidades sobre o rugby

  • As seleções de rugby têm apelidos. As brasileiras se chamam Tupis (masculina) e Yaras (feminina). Os argentinos nomearam sua seleção de Pumas. A da Nova Zelândia, potência no esporte, chama-se All Blacks, entre outros apelidos.

  • O rugby foi um instrumento utilizado por Nelson Mandela para combater o racismo e criar uma política de unificação na África do Sul, apenas 4 anos após o fim do Apartheid (regime de segregação racial que durou 4 décadas). Essa história é contada no filme Invictus.

  • O haka é uma dança tradicional dos povos maoris, comunidade originária da Nova Zelândia. Essa dança é realizada pelos All Blacks (seleção da Neozelandesa) antes de todas as suas partidas para demonstrar força e unidade.

Créditos das imagens

[1] Marco Iacobucci Epp/ Shutterstock

[2] Maxisport/ Shutterstock

[3] Victor Velter/ Shuetterstock

[4] Victor Velter/ Shutterstock

[5] Paolo Bona/ Shutterstock

Fontes

BRADESCO. O rúgbi pelo mundo: veja grandes campeões, países tradicionais e o esporte na cultura pop. Globo, 7 nov. 2018. Disponível em: https://ge.globo.com/programas/esporte-espetacular/ep/rugbi/todos-por-um/noticia/o-rugbi-pelo-mundo-veja-grandes-campeoes-paises-tradicionais-e-o-esporte-na-cultura-pop.ghtml

RAMALHO, V. Copa do Mundo de rugby será expandida para 24 times em 2027. Confederação Brasileira de rugby, 24 out. 2023. Disponível em: https://brasilrugby.com.br/2023/10/24/copa-do-mundo-de-rugby-sera-expandida-para-24-times-em-2027/

RUGBY. Esportelândia, 2023. Disponível em: https://www.esportelandia.com.br/rugby/

RUGBY, conheça o esporte. Confederação Brasileira de rugby, 2023. Disponível em: https://brasilrugby.com.br/conheca-o-esporte/

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Vechi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VECHI, Tiago. "Rugby"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/rugbi.htm. Acesso em 26 de abril de 2024.

De estudante para estudante