Texto -A +A

Produto Nacional Bruto (PNB)

Economia e Finanças

O PNB é um indicador econômico importante para comparar a situação econômica e a posição de um ou mais países no mundo globalizado.
Publicidade
  • O que é:

O Produto Nacional Bruto (PNB) é um amplo indicador de atividade econômica de uma nação. É o valor de todos os bens e serviços produzidos em um país em um ano pelas suas empresas.

  • Como funciona:

O PNB inclui os rendimentos obtidos pelos cidadãos e pelas empresas no exterior, mas não inclui os rendimentos obtidos por estrangeiros dentro do país.

Os valores utilizados para constituir o PNB incluem a fabricação de bens materiais (carros, móveis e produtos agrícolas) e a prestação de serviços (serviços de educação, saúde e financeiros). O PNB não inclui o valor dos serviços realizados para produzir bens materiais, porque o seu valor é incluído no preço do produto acabado. Além disso, também não inclui depreciação e impostos de negócios indiretos, como o imposto sobre vendas.

A fórmula para o cálculo do PNB é:

A Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLEE) é a diferença entre valores enviados ao exterior e os valores recebidos do exterior a partir de fatores de produção.

O PNB pode ser ajustado para fazer comparações anuais de um país ou entre os países. Para comparações ano a ano, o PNB precisa ser ajustado à inflação do período. Para comparações entre países, ele precisa ser estabelecido em uma base per capita, ou seja, o PNB é dividido pela população do país.

A diferença entre PNB e o Produto Interno Bruto (PIB) é que o PNB inclui o valor dos bens e serviços produzidos e realizados pelos cidadãos e pelas empresas de um país no exterior, enquanto o PIB representa apenas o que foi produzido dentro das fronteiras do país. Assim, o PNB exclui o valor dos bens e serviços produzidos e realizados por empresas estrangeiras no país.

  • Por que é importante:

Em virtude da natureza cada vez mais globalizada das economias nacionais e da interdependência das forças de trabalho, redes de produção e transnacionalização das empresas, o PNB oferece um parâmetro de comparação mais eficiente para avaliar a posição de um país no mercado global.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Publicidade

Síndrome de Tourette

Saiu o Gabarito!

Enem

Você Sabia?

Mito ou Verdade?

Curiosidades