Texto -A +A

Corpo Poluído

Doenças e patologias

Publicidade

Quando falamos em poluição não temos consciência do que ela provoca no nosso organismo e nem onde está presente. A poluição está em todos os lugares, inclusive dentro de casa. As toxinas são encontradas em diversos objetos que compõem o lar e a higiene pessoal de uma pessoa, prejudicando o bom funcionamento do organismo. As consequências das toxinas que adentram o nosso corpo variam desde irritação nos olhos e nariz, dor e desconforto na faringe até mesmo bronquite crônica, enfisema e problemas pulmonares e cardiovasculares. As toxinas mais comuns são:

- PBDEs: é retardante do fogo e causa mau desenvolvimento do organismo. Está presente em colchões, travesseiros, tapetes, almofadas, secadores de cabelo, telefones e aparelhos eletrônicos em geral.

- Ftalatos: são usados para dar flexibilidade ao vinil e para dar consistência em loções. Causa problemas no desenvolvimento sexual e está presente nas cortinas de banheiro, esmaltes de unha, xampu, perfume, desodorante, loções, sabonetes, sabão, remédios, piso vinílico, brinquedos de plástico de banheiro, fios de extensão, persianas, papel de parede, vasilhas e garrafas plásticas, mobília de jardim e coberturas de PVC.

- Pesticidas: são usados para combater pestes e pragas podendo causar asma no homem. Estão presentes em sabonetes antimicrobianos, coleiras antipulgas, flores de jardim, podem ser trazidos na sola dos sapatos e pelo vento.

- PFAs: são usados como antiaderentes e antimanchas podendo causar câncer. Estão presentes em tecidos de móveis, saco de pipoca de micro-ondas e panelas antiaderentes.

- PCBs: são usadas em refrigeração e isolamento de sistemas elétricos. Podem causar problemas no fígado e câncer. Estão presentes em pescados e carnes contaminados e também em carnes gordurosas.

- Dioxinas: são usadas em atividades e queimas industriais. Estão presentes em carnes gordurosas, laticínios e pescados.

- Bisfenóis: são usados em plásticos do tipo policarbonato. Causam danos ao sistema reprodutor e são encontrados em mamadeiras de plástico, revestimentos de latas e vasilhas plásticas.

- Metais: são encontrados em diversos segmentos que utilizam chumbo, mercúrio, arsênio e cromo. Podem causar atrasos no desenvolvimento da criança e levar até a morte. São encontrados em tintas de cabelo, peixes contaminados e mesas de madeira tratada.

Pode-se notar que a facilidade e a modernidade abrem espaço para uma série de componentes prejudiciais ao nosso organismo que passam despercebidas por não sabermos o que usamos.
 

Doenças - Brasil Escola

Publicidade

Síndrome de Tourette

Saiu o Gabarito!

Enem

Miragens no Frio

Mito ou Verdade?

Curiosidades